O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas, firmou na manhã desta sexta-feira, 2, um termo de cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, o Ifac. Participaram da solenidade de assinatura servidores e o reitor Pró Tempore do Ifac, Breno Carrillo Silveira, e o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Eufran Amaral.
A cooperação tem por objetivo a troca de experiências no campo técnico, científico, profissional e educacional, de professores, pesquisadores e acadêmicos. A parceria vai contribuir nos trabalhos relacionados aos estudos sobre mudanças climáticas, uso da terra, sobre as emissões de gases de efeito estufa, inventário detalhado de setores do transporte, energia, agropecuária, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e outros setores, como indústria e comércio no estado do Acre.
O trabalho conjunto de várias instituições é visto como um vetor de aceleração do desenvolvimento sustentável, da capacitação profissional e melhoria da qualidade de ensino no Acre. De acordo com Eufran Amaral, a intenção é ampliar as parcerias. “O Ifac vai ser um parceiro importante tanto no trabalho de criação de indicadores que nós não temos, como também em relação a conhecimentos que esta instituição já domina e que vai contribuir para melhorar ainda mais o Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2014, com o ano-base de 2012”, ressaltou Amaral.
De acordo com o reitor do IFAC, Breno Silveira, a cooperação com o governo do Acre ajuda a expandir as ações desta autarquia federal em todo estado. “Este termo de cooperação com o Instituto de Mudanças Climáticas amplia a perspectiva de sustentabilidade no Acre. Nossa ideia é contribuir em pesquisas que possam resultar em trabalhos que tenham uma perspectiva voltada para a população, para que esta possa colher os principais frutos desta parceria”.