Governo assina convênios para obras de pavimentação de ruas

Processo de fabricação de tijolos seguirá padrões técnicos de qualidade. Todos os municípios acreanos serão pavimentados pelo governo do Estado

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O governador Tião Viana falou da necessidade de se ter insumos de qualidade para o desenvolvimento das obras de pavimentação de ruas (Foto: Angela Peres/Secom)

O governador do Acre, Tião Viana, assinou na tarde desta sexta-feira, 18, dois convênios que garantem a qualidade e a durabilidade dos insumos utilizados no Programa Estadual de Pavimentação de Vias Urbanas a ser desenvolvido pelo Departamento de Estado de Pavimentação e Saneamento (Depasa). O programa prevê a pavimentação de todas as ruas de todos os municípios com tijolos maciços produzidos pelas olarias do Estado.

O primeiro convênio foi assinado entre o Depasa e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que fará o controle tecnológico de pavimentação e de qualidade de tijolos maciços a serem utilizados no calçamento de vias urbanas. Já o segundo, firmado entre o Sindicato das Indústrias de Olarias do Estado do Acre, a Funtac e o Depasa, tem por objetivo o estabelecimento de critérios mínimos de qualidade de tijolos maciços a serem utilizados nas obras.

A Funtac já realizou mais testes em laboratório e já desenvolve técnicas de fabricação de tijolos de maior resistência e durabilidade. A Universidade Federal do Acre (Ufac) deverá participar dos estudos através do seu Departamento de Engenharia.

O governador Tião Viana falou da necessidade de se ter insumos de qualidade para o desenvolvimento das obras de pavimentação de ruas. Ele contou que esse é um dos mais importantes programas de seu governo, pois possibilitará a melhoria da qualidade de vida das populações de todos os municípios do Estado, bem como deve gerar emprego e renda em diversos setores da economia.

“Gostaria de lembrar uma história que me foi contada pelo diretor do Depasa, Gildo César, que trata de uma jovem que morava em uma rua onde havia muita lama. Para ir à aula, todo dia ela tinha que colocar sacolas plásticas nos pés. Quando chegava à escola, os colegas zombavam dela. Ela se sentia tão envergonhada que acabou com um bloqueio e não queria mais ir à aula”, disse o governador. “Queremos evitar situações como essa, queremos dar dignidade às pessoas e melhorar a qualidade de vida de todos.”

Gildo César falou dos números do programa. Segundo ele, serão pavimentados 4.550 milhões de metros quadrados de vias, utilizados 318 milhões de tijolos e 1.820 milhões de metros cúbicos de materiais. “São números grandiosos, porém, maior é a vontade do governo do Estado em desenvolver essa obra e a necessidade do povo. Por isso estamos trabalhando para que as pessoas tenham uma vida melhor”, disse o diretor.

O diretor-presidente da Funtac, João César Dotto, disse que um programa grande como esse não pode deixar de ter um grande programa de controle de qualidade. “É esse um dos objetivos desse termo de cooperação técnica que estamos firmando”, contou. “Cabe à Funtac realizar desde a análise do pavimento, da base, da sub-base e do leito das vias até a qualidade e durabilidade dos tijolos.”

O presidente do Sindicato das Indústrias de Olarias, Aristides Formighieri Júnior, disse que as indústrias estão confiantes e que os números apresentados mostram o desafio que todos devem enfrentar para garantir o sucesso do programa. “Esse é um plano audacioso que tem tudo para dar certo. Ele fortalece ainda mais a indústria acreana, principalmente da construção civil, que já vinha em franco crescimento nos últimos doze anos”, disse o empresário.

Carlos Sassai, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, lembrou que o governador Tião Viana está resgatando uma cultura acreana que vinha sendo esquecida nos últimos anos, a cultura da pavimentação com tijolos. “O resgate dessa cultura traz muita coisa de bom para o Acre. Entre elas a geração de trabalho para aqueles senhores que estavam fora do mercado de trabalho, mas que têm muita experiência na realização desse tipo de obra, haja vista que o Acre de antes valorizava muito essa modalidade de pavimentação”, disse.

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