O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), assina na quinta-feira, 12, contrato no valor de R$ 73,7 milhões e emite a ordem de serviço para mobilização do canteiro de obras e elaboração do projeto executivo da 6ª ponte do Arco Viário de Rio Branco. A solenidade será realizada na Estrada do Quixadá, Km 1, na entrada do Arco Viário, ao lado do canteiro de obras. A empresa vencedora do processo licitatório é a Construtora Cidade.

A ponte será construída sobre o Rio Acre, ligando o bairro Belo Jardim à região do Quixadá. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, afirmou que o cronograma foi organizado para garantir início no período mais adequado para a execução. “Estamos cumprindo as etapas previstas para que os trabalhos comecem no verão, quando as condições climáticas favorecem o andamento da obra. A ordem de serviço marca o início dessa nova fase”, declarou.
Com a formalização, a empresa iniciará a instalação do canteiro e o detalhamento técnico da estrutura. O prazo contratual para execução da ponte é de 24 meses, com previsão de início dos trabalhos no verão, durante o período de estiagem.

A sexta ponte terá 326,40 metros de extensão e 19,30 metros de largura. O projeto prevê duas pistas de rolamento para veículos leves e pesados e passarelas para pedestres nos dois lados, criando uma nova travessia sobre o Rio Acre e ampliando a integração viária da capital.
Arco Viário de Rio Branco
O Arco Viário de Rio Branco já alcançou 30% de execução e representa um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da capital, com valor total que ultrapassa R$ 101 milhões, provenientes de operação de crédito e de emenda parlamentar. O investimento contempla a pavimentação da via e a construção da sexta ponte sobre o Rio Acre. Mesmo durante o período de inverno, os serviços mantiveram ritmo de execução. Segundo a presidente do Deracre, as condições climáticas registradas em parte do período permitiram o avanço das frentes de trabalho.

“Mesmo durante o período de inverno, conseguimos manter o avanço da obra, já que não houve chuvas tão intensas. A previsão é concluir a etapa de pavimentação até o fim do verão seguinte”, destaca.
Além do impacto direto na mobilidade urbana, a obra também contribui para a geração de postos de trabalho e renda. Nesta etapa, cerca de 75 postos de trabalho diretos estão sendo gerados, além dos indiretos.
A nova via foi projetada majoritariamente para cruzar propriedades rurais e áreas de pastagem, sobrepondo-se, em alguns trechos, a estradas vicinais. Com isso, o projeto amplia a trafegabilidade e fortalece o escoamento da produção rural, conectando diferentes regiões de Rio Branco.
O projeto do Arco Viário está dividido em quatro lotes:
•Lote 1: BR-364, da Vila Custódio Freire até a rodovia AC-10;
•Lote 2: Entroncamento da rodovia AC-10 até a Estrada do Quixadá;
•Lote 3: Entroncamento da Estrada do Quixadá até a sexta ponte;
•Lote 4: Da sexta ponte até a BR-364.




