Governo apresenta saldo positivo com oferta de cursos do Pronatec pelo IDM

Curso de corte e costura beneficiando mulheres de comunidades carentes de Rio Branco (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Curso de corte e costura beneficiando mulheres de comunidades carentes de Rio Branco (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Em 2013 o governo do Acre ofertou cursos de formação inicial e continuada nos 22 municípios do Estado, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) foram beneficiados mais de 10 mil jovens e adultos, em diferentes áreas de formação, ofertadas de forma gratuita e com incentivo de vale transporte, lanche, material didático e fardamento escolar.

Com a formação, o governo proporcionou às pessoas uma mudança de vida, e trouxe novas oportunidades empreendedoras, em que muitos recuperaram a sua autoestima, oferecendo seus serviços às comunidades, participando da geração de emprego e renda local.

Francisca dos Santos, que fez o curso de costureira em Cruzeiro do Sul, afirmou: já conhecia um pouco de costura, “agora aprendi mais, e meu trabalho melhorou muito, o dinheiro ajuda muito no sustento da casa, tenho seis filhos, não tenho emprego e esse dinheiro é muito bem-vindo.”

Em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária e Instituto Socioeducativo, os cursos também ocorreram nas unidades penitenciárias e de ressocialização de jovens em regime fechado e semiaberto dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

Segundo Márcio Lima, que fez o curso de marceneiro, e cumpre regime semiaberto na penitenciária de Cruzeiro do Sul, “enquanto muitos discriminam a gente o governador nos deu essa oportunidade, hoje trabalho numa serralheria, o curso me ajudou muito, aprendi a utilizar as máquinas, agora ajudo a minha família”.

Além da formação na área de serviços, a saúde foi a grande beneficiada, com centenas de profissionais recebendo a qualificação, como é o caso de Francisco Santos, morador de Porto Acre, formando do curso de Agente Comunitário em Saúde. “O que aprendi foi muito importante para atualizar meus conhecimentos e ajudar no meu trabalho com as famílias, disse Francisco.”

Outra realidade foi vivenciada pelo morador da zona rural de Rodrigues Alves, João Carlos de Souza, que fez o curso de mecânico de motor de popa, e hoje está apto para consertar motores de ribeirinhos, e segundo João Carlos, não falta serviço na localidade.

“O governo do Estado está levando a transformação social por meio do desenvolvimento do ensino profissionalizante. A alegria da superação das dificuldades é uma das vitórias alcançadas, as pessoas desenvolveram as suas famílias e as comunidades, ajudando a melhorar o nosso país,” afirmou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter