Governo apresenta Plano de Políticas para as Mulheres no Vale do Juruá

O Seminário faz parte das ações previstas para os 16 Dias de Ativismo Foto: Maria Meirelles (Foto: Assessoria: SEPMulheres)
Seminário faz parte das ações previstas para os 16 Dias de Ativismo
Foto: Maria Meirelles (Foto: Assessoria: SEPMulheres)

O Vale do Juruá foi a segunda regional a receber o Seminário de Apresentação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres 2011-2015 (PEPM). O evento, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), foi realizado nesta sexta-feira, 28, no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), em Cruzeiro do Sul. A atividade faz parte da agenda interinstitucional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Oriundo das demandas das conferências municipais, regionais e estadual de Políticas para as Mulheres, promovidas em 2011, o PEPM recebeu apoio do Banco Mundial para sua elaboração. O documento apresenta as políticas públicas construídas nos últimos anos e aponta os investimentos firmados até 2015.

“Porto Walter dispõe de um organismo de gênero, e isso só foi possível graças à articulação da SEPMulheres. Sem dúvidas, o plano vai fortalecer ainda mais a nossa luta”, destacou a vice prefeita de Porto Walter, Magilda de Souza.

A coordenadora da Rede Reviver, Rosalina Sousa, evidenciou a importância do documento. “Ter um documento que assegura os espaços das mulheres em todas as instituições de governo é garantir a transversalidade das ações”, disse.

Segundo a titular da SEPMulheres, Concita Maia, o PEPM foi construído de maneira coletiva. “O plano é resultado dos esforços de mais de três mil mulheres, que participaram das conferências. Esta é a primeira vez que o Acre implementa um plano norteador das políticas de gênero”, ressaltou.

O próximo seminário será realizado na regional do Baixo Acre, em Rio Branco, 10 de dezembro, data declarada como o Dia Internacional dos Direitos Humanos e encerramento da campanha dos 16 Dias de Ativismo.