Governo apresenta investimentos e gastos com a saúde pública na quarta

Prestação de contas das ações de saúde pública é apresentada a cada quadrimestre (Foto: Arquivo/Sesacre)
Prestação de contas das ações de saúde pública é apresentada a cada quadrimestre (Foto: Arquivo/Sesacre)

Na quarta-feira, 8, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizarão uma audiência pública para apresentar os investimentos e gastos com a saúde pública no estado, durante o último quadrimestre de 2014.

O evento será realizado no auditório do Palácio da Justiça, na Rua Benjamin Constant, 227, no Centro de Rio Branco, a partir das 9 horas.

A audiência pública, além de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é uma forma de prestar contas à população sobre os trabalhos e projetos que estão sendo realizados para o fortalecimento e melhoria da assistência de saúde no estado, como a abertura de novas unidades e a implantação de serviços de média e alta complexidades, por exemplo.

Foram convidados os deputados estaduais, vereadores de Rio Branco, representantes do Ministério Público do Estado (MPE), da sociedade civil organizada, secretários municipais de saúde, servidores estaduais e outras autoridades do estado.

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, disse que as audiências públicas são espaços democráticos onde pessoas de vários segmentos da sociedade podem debater sobre diversos temas na área de saúde.
“Esse é um espaço no qual o cidadão pode contribuir com ideias e sugestões para a melhoria dos serviços públicos de saúde. Uma das prioridades da nossa gestão é ouvir o usuário para que possamos tomar a melhor decisão”, comentou o secretário.

Melo destacou os esforços do governo para ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre aos serviços de saúde com qualidade, citando como exemplo as cirurgias de alta complexidade e os transplantes de fígado, rim e córnea.

“Estamos buscando a excelência no atendimento, avançando na oferta de novos serviços para garantir mais agilidade e resolutividade no problema de saúde de quem aguarda por esses procedimentos”, finalizou.