O governo do Acre por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) tem ofertado cursos nas áreas de gastronomia e hospitalidade, saúde, serviços, designer e artes nos 22 municípios do Estado. Adinalva da Silva Gomes, que foi aluna do IDM, hoje é destaque de sucesso e crescimento profissional.
Adinalva é moradora do bairro Montanhês, em Rio Branco, tem 27 anos, é casada, mãe de duas filhas, e fez o curso Técnico em Nutrição e Dietética pelo IDM, na Escola Técnica em Saúde, pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). A formação foi totalmente financiada pelo governo do Estado, que visa inserir novos profissionais no mercado socioprodutivo do Acre.
Ela trabalha em uma grande rede de supermercados de Rio Branco há oito meses. “Gostei muito do curso, foi através dele que as portas do mercado de trabalho se abriram, quando me formei no final de 2012, entreguei meu currículo e me contrataram imediatamente. Comecei como Técnica em Nutrição e, em uma semana me colocaram como gerente dessa área”.
Adinalva completa dizendo que o mercado de trabalho está pronto para receber bons profissionais. “Tenho aprendido muito, sou responsável pela área da segurança alimentar, faço relatório diário das ações. Sou responsável pelo setor de rotisseria, e do refeitório, onde é feita a produção para a venda. É muito trabalho, mas é gratificante”.
“O curso técnico em Nutrição e Dietética é ofertado em poucas escolas técnicas da rede pública do país. O IDM já formou duas turmas e está com outra em andamento,” disse Anna Abreu, coordenadora da Escola de Saúde.
“O governo do Estado tem investido de forma intensa para melhorar os serviços e a renda da população. A maioria dos que terminam a formação técnica consegue espaço mercado de trabalho, o que gratifica muito a gente”, destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
Cintia de Melo, Nutricionista da empresa onde Adinalva é funcionária afirmou: “é um trabalho muito bom, ela fica na ponta, é uma boa profissional muito aplicada, é responsável também pelo bom atendimento aos clientes”.
“Essa formação mudou minha vida, a gente tem que querer, tem que se esforçar, ter coragem. Meu marido ficou muito feliz com meu trabalho, pois estou contribuindo com o sustento de casa. O governo oferta o curso pra gente e temos que ir à luta, não temos que reclamar, eu aproveitei a oportunidade o máximo que pude e pretendo ir mais além,” finalizou Adinalva.