Governo apoia trote verde da Ufac com produção e plantio de mudas

Entrar na universidade e ser recebido com uma atividade de produção e plantio de mudas frutíferas e florestais. Esse foi o primeiro “Trote Verde” para os calouros do curso de engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) e a atividade contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Ao longo da semana, os estudantes participaram de palestra sobre arborização urbana e atividades práticas no Viveiro da Floresta da Sema, onde conheceram como é realizada a produção das mudas de espécies nativas da Amazônia que atendem aos projetos do Governo do Estado. O evento encerrou nesta quinta-feira, 5, com o plantio de aproximadamente 100 mudas frutíferas e florestais no Parque Tucumã.

Ação de encerramento contou com plantio de aproximadamente 100 mudas frutíferas e florestais no Parque Tucumã. Foto: Cleiton Lopes.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, parabenizou a iniciativa. “O processo técnico de produção e o próprio plantio de mudas de espécies nativas da Amazônia tem interessado a muitos estudantes. É importante divulgar esse tipo de iniciativa pois através dessa produção é que o trabalho de recuperação de áreas degradadas vem acontecendo em todo o estado”, argumentou o secretário.
A estudante do primeiro período de Engenharia Florestal, Lauane Medeiros, disse que muitos colegas de curso comentaram que essa foi a primeira ação positiva de um trote no curso da Ufac. “Participar desse trote verde está sendo muito bom. Os próprios veteranos falam que o trote era muito pesado e pela primeira vez estamos realizando uma ação que colabora com o meio ambiente e nos deixa felizes”, disse.

A estudante Lauane Medeiros agradeceu pela acolhida dos calouros numa ação ambiental. Fotos: Cleiton Lopes.

O vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, Thyago Pinto, afirmou que o primeiro projeto do Trote Verde foi muito bem recebido pela comunidade acadêmica. “A ação busca diminuir a taxa de evasão do nosso curso, que é considerada alta, e também colaborar com a arborização na cidade de Rio Branco”, disse.

O Trote Verde foi realizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Florestal da Ufac (Caef) em parceria com a coordenação do curso, a Sema, por meio do Viveiro da Floresta e da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentávies, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Parque Zoobotânico e Viveiro da Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter