Governo apoia produtores de Projeto de Assentamento de Capixaba

Henry visitou a feira nesta sexta (Foto: Rayele Oliveira)
Henry visitou a feira nesta sexta (Foto: Rayele Oliveira)

Aos 58 anos, Laede Félix da Silva coordena o grupo de produtores do Projeto de Assentamento Zaqueu Machado, de Capixaba, que semanalmente comercializa produtos regionais em frente à Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Rio Branco. Para tratar de mais parcerias com os produtores, o gestor da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira, visitou a feira na sexta, 22.

Cerca de 30 famílias estão envolvidas diretamente com a comercialização, sendo que o número de todas as envolvidas com a produção é bem maior, segundo Silva.

Diversos produtos são encontrados na feira, que durante o ano de 2015 movimentou mais de R$ 1 milhão. Recentemente, o governo do Estado – por meio da SEPN – cedeu barracas comerciais para incentivar o grupo. Agora, os produtores serão inseridos no Programa Estadual de Feiras Regionais.

De acordo com Henry, o programa estimula a geração de mais renda e fomenta espaços adeptos à economia solidária.

“O objetivo do governo é fortalecer cada vez mais essas iniciativas, uma vez que temos visto como a renda dessas famílias tem crescido quando elas agarram as oportunidades, e isso hoje é visível na vida desses produtores que têm um local para comercializar seus produtos”, declara.

O produtor Laede Félix da Silva confirmou: “Cada produtor aqui pode falar com propriedade de como sua renda melhorou depois que a gente se organizou nessa feira, com o apoio do Incra, da prefeitura e do governo”.