Governo apoia agricultura familiar no Juruá

 

Moisés Costa aposta na cultura do milho (Foto: Onofre Brito)
Moisés Costa aposta na cultura do milho (Foto: Onofre Brito)

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) está apoiando, no Juruá, propriedades que trabalham com agricultura familiar fazendo aradagem, preparação do solo e dando acompanhamento técnico à produção.

Moisés Costa tem uma área na BR-307 onde tradicionalmente cria gado, mas, com a degradação da terra, desejou se voltar para a agricultura. Sem experiência, procurou o escritório local da Seaprof e recebeu todo apoio. Numa área de cem hectares foi feita a destoca, o gradeamento e a recuperação do solo com calcário e adubação. Ali ele estima colher oito mil sacas de milho. E, ao longo dos próximos anos, pretende chegar aos 200 hectares fazendo manejo entre pecuária e agricultura.

Para o gerente da Seaprof em Cruzeiro do Sul, Jesus Lima, a produção de milho em áreas de pastagens antes improdutivas é uma boa opção, pois com incentivo do governo a criação de galinhas e porcos está crescendo em toda a região.

Melancia

No Ramal Moura Piranga, o produtor Francisco de Almeida Brito planta melancia, feijão e ainda pretende cultivar mandioca e verduras. Ele também vem recebendo apoio da Seaprof.

Francisco conta que sua produção estava “meio devagar” porque tudo era feito na enxada: “Em um dia a gente fazia umas dez leiras para quatro trabalhadores, mas com o tratorzinho melhorou”.

Em sua área de 2,5 hectares, estima colher cerca de três mil melancias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest