Governo anuncia início das atividades para implantação da Infovia Acre para modernização de suas comunicações

O governo do Acre recebeu nesta quinta-feira, 5, a visita da equipe da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para o lançamento oficial da Infovia Acre, um projeto de grande impacto tecnológico e social. O grupo, liderado pelo diretor-geral Nelson Simões, realizou uma série de reuniões e eventos para marcar o início das atividades, com destaque para um encontro com o governador Gladson Cameli e um evento oficial de lançamento na Expoacre.

Serão 960 quilômetros de cabos ópticos atravessando o Acre e melhorando as comunicações. Foto: Neto Lucena/Secom

A Infovia Acre é um projeto ambicioso que visa implantar uma rede de comunicação por meio de 960 quilômetros de cabos ópticos, interligando os municípios de Cruzeiro do Sul e Assis Brasil, ao longo das BRs 364 e 317. Com isso, o objetivo é garantir o acesso à internet de alta velocidade e qualidade, priorizando instituições de ensino, pesquisa e órgãos públicos. No entanto, a iniciativa também poderá beneficiar o setor privado, ampliando o acesso à conectividade de qualidade em todo o estado.

Durante o evento de lançamento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da Infovia para a integração dos municípios acreanos. “A Infovia será mais um fator de integração dos nossos municípios, permitindo superar obstáculos históricos de isolamento. Não seremos mais um lugar onde o Brasil termina, mas onde começa”, afirmou Cameli.

Para o governador, a Infovia significa integração. Foto: Diego Gurgel/Secom

Feito em parceria

O projeto nasceu em 2022, durante o primeiro mandato do governador Gladson Cameli, quando o governo do Acre conseguiu, com o apoio da bancada federal, viabilizar um montante inicial de R$ 5,3 milhões. Entre os parlamentares que contribuíram para a primeira etapa estão os senadores Alan Rick e Sérgio Petecão, além dos então deputados federais: Vanda Milani, Jéssica Sales, Jesus Sérgio, Léo de Brito. A vice-governadora Mailza Assis também alocou recursos quando ainda era senadora.

O valor foi utilizado para dar início às primeiras ações, e, em 2023, a iniciativa foi incluída como uma das três prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Acre, garantindo a continuidade dos recursos.

O investimento total para a implantação da Infovia Acre está estimado em R$ 40 milhões. O projeto será executado sob a responsabilidade da Rede Nacional de Pesquisa, com acompanhamento do Ministério das Comunicações e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), enquanto o governo do Estado, através da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), supervisionará sua implementação local.

Vice-governadora reforçou a importância das parcerias pelo projeto. Foto: Neto Lucena/Secom

“A comunicação é essencial para o desenvolvimento. Precisamos de uma internet de qualidade e eficiente para melhorar os serviços públicos e privados, atendendo escolas, hospitais e instituições, especialmente em áreas distantes e de difícil acesso. Este é um marco importante, fruto do trabalho do governo estadual e da bancada, que garantiu os recursos e incluiu o projeto nas prioridades do PAC”, conta a vice-governadora Mailza Assis.

A importância da Infovia Acre

Ainda durante o evento, o governador Gladson Cameli também reforçou que a iniciativa vai transformar a maneira como os órgãos públicos e privados acessam a internet, oferecendo uma rede de alta velocidade e qualidade, essencial para o desenvolvimento econômico e inclusão digital no estado. Além disso, o governador fez questão de agradecer aos parlamentares que viabilizaram os primeiros recursos e ao governo federal por priorizar o projeto no âmbito do PAC.

Nelson Guimarães apresentou os detalhes do projeto que vai atravessar o Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo Nelson Simões: “Essa infraestrutura é voltada para a internet acadêmica de pesquisa, integrando hospitais, universidades, institutos e ambientes de inovação, essencial para o interior. Estimamos que até o final do próximo ano a Infovia Acre estará em seis municípios, favorecendo a inclusão da população e melhorando a banda larga. Projetos futuros darão continuidade à interligação dos municípios e ao alcance de áreas mais isoladas”.

Presente no evento e entusiasta do projeto, o senador Alan Rick reforçou: “Esse projeto reforça a comunicação no Acre, que ganhará impulso. Ele lança as bases para atrair mais investimentos e garantir serviços como a telemedicina. Instituições como Ifac, Ufac e a Fundação de Tecnologia serão beneficiadas com uma rede de fibra ótica, e, na segunda fase, os provedores locais poderão expandir o acesso à internet de qualidade, melhorando o sinal, especialmente no interior, onde hoje é deficiente”.

Senador Alan Rick ajudou a garantir recursos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Próximos passos e desafios

Uma das próximas etapas do projeto será a criação de um Comitê de Governança e Modelagem de Sustentabilidade, para garantir a eficácia e continuidade do funcionamento da Infovia Acre. Um Grupo de Trabalho será formado nos próximos três meses para estruturar essa governança.

Com a execução desse projeto, o Acre dá um passo significativo rumo à modernização das suas comunicações, promovendo o acesso à informação e à tecnologia de ponta, essencial para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter