Governo anuncia desconto de 67% na energia para produtores do Alto Acre

Secom_acre_SV (7)
Governador reuniu produtores para falar sobre os benefícios (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se dirigiu na manhã desta segunda-feira, 18, para Brasileia, onde se reuniu com dezenas de produtores rurais para anunciar uma grande conquista: um desconto de 67% na tarifa de energia para os produtores do Alto Acre na faixa horária das 21h30 às 6 horas. A vantagem foi alcançada a partir de um esforço conjunto entre governo federal, governo do Estado e Eletrobras Acre para expandir as cadeias produtivas da região.

_card-luz-desconto

“Quero que vocês acreditem no que estão fazendo e no futuro do Alto Acre. Nós beneficiamos 5.600 famílias com a atividade do peixe, pegue toda a história do Acre e no passado não haviam sendo beneficiadas nem mil. Hoje a Dom Porquito já tem mais de 300 funcionários e vende para três estados, já são 700 na Acre Aves. O governo do Estado deu um terreno para a universidade e os cursos estão chegando. Agora a energia. Isso é muito”, disse o governador Tião Viana.

Terão direito ao benefício da tarifa todos os produtores rurais não industriais de hortifrúti, além de criadores de peixes, aves e suínos. Será necessário apenas solicitar uma ligação nova a Eletrobas junto com os documentos pessoais e os que comprovem a produção. A Eletrobras recomenda que o pedido seja feito por intermédio das cooperativas e o governo disponibilizou a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) para auxiliar nos trâmites burocráticos.

(Foto: Angela Peres/Secom)
Produtores terão que solicitar nova ligação (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo Ricardo Xavier, presidente da Eletrobras Acre, que buscou a solução para a energia no Alto Acre junto as solicitações do governador Tião Viana: “O produtor vai ter que pedir uma ligação nova destinada exclusivamente para a área de produção. Vai ser instalado um medidor e a partir daí o consumidor terá direito a esse desconto”.

Produtores satisfeitos

O desconto na tarifa de energia mesmo numa faixa horária específica é uma grande vantagem para os produtores, que podem organizar a mudança de hábitos na produção para economizar energia. Criação de animais como aves e sistemas de irrigação demandam alto consumo energético e por isso encarecem os custos de produção. Além da energia, o governo do Estado anunciou uma patrulha mecanizada de emergência para ramais da região e R$ 70 milhões para a produção familiar este ano em todo o Estado.

“Nós queremos avançar e com o apoio do governo avançamos muito mais”, conta a criadora de frangos Regina de Freitas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Nós queremos avançar e com o apoio do governo avançamos muito mais”, conta a criadora de frangos Regina de Freitas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Produtor de hortaliças, o também presidente da Cooperativa de Produtores de Suínos, Cícero Tenório, não escondeu a satisfação das ações estaduais e federais. “Eu dou parabéns ao governador pelo que tem feito por todo o Acre. Porque estamos vendo crise por todo lado, mas aqui estamos seguindo firmes, porque temos uma equipe de gestão. Feliz o homem do campo que tem um governo como temos aqui hoje”, ressaltou.

Com uma grande criação de frangos, pretendendo vender seis mil aves só no próximo mês, Regina de Freitas também demonstrou agradecimento nas ações do Estado. “Sou muito feliz de ter recebido essas vantagens do governador, eu e todos os produtores que estamos representando aqui. Nós queremos avançar e com o apoio do governo avançamos muito mais”.

eles falaram - 67 desconto

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest