Governo antecipa Operação Papai Noel com policiamento ostensivo nas ruas da capital

O governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Acre (PMAC), inicia na manhã desta segunda-feira, 13, a Operação Papai Noel 2017. A ação integrada está dentro do plano de segurança pública e foi antecipado, de forma estratégica, pelo governador Tião Viana com aumento de efetivo operacional nas ruas.

Reforço de contingente

A ação policial, que ocorre sempre nos últimos meses do ano, tem como principal objetivo colocar policiamento nos principais pontos comerciais da capital, onde ocorre maior fluxo de pessoas durante os festejos de fim de ano. A Operação Papai Noel será adiantada este ano, começando dia 13 de novembro e sendo encerrada apenas em 31 de dezembro.

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Marcos Kimpara, explica que será feito um acréscimo de mais de 100 policiais para o trabalho nas ruas da cidade durante as duas fases da operação, somados aos quase 200 que atuam diariamente.

“Além do policiamento ordinário teremos mais homens nas ruas, com policiamento a pé e também de forma motorizada. Eles vão atuar tanto nas áreas comerciais e em pontos estratégicos como também em pontos de maior interesse para a segurança pública”, ressalta Kimpara.

Na operação, se juntam também os efetivos das unidades especializadas Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e Batalhão Ambiental, que estarão prontos para prestar o apoio quando necessário.

Pagamento do décimo terceiro, bonificações salariais e compras de Natal representam o aquecimento natural da economia nesta época do ano. Esses são fatores que levam todos os anos a Polícia Militar a realizar operações para inibir os crimes e aumentar a sensação de tranquilidade na população, com o fortalecimento de ações de segurança em todo o estado.

Novas ações

Com o enfrentamento firme a criminalidade, o governador Tião Viana realizou na última quinta-feira, 9, reunião com representantes das forças de segurança do Estado e definiu novas ações e reforço ao Plano Tático Operacional de Segurança Pública, que mapeou e elegeu novos pontos de policiamento na capital durante a ação policial.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, os pontos de policiamento constantes na capital acreana irão passar de 20 para 25 a partir de agora. “Nós vamos ocupar o terreno com cada vez mais intensidade. A ideia é desdobrar policiais em campo para que a gente possa diminuir o espaço de homens do crime nas ruas da cidade. Continuaremos com as ações paralelas a da Operação Papai Noel seguindo com o planejamento estratégico de combate à criminalidade”, disse Farias.

Várias ações policias foram desencadeadas no início da semana passada com realização de blitzes, abordagens de pessoas suspeitas e a presença maciça das forças de segurança nas ruas da capital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter