Governo amplia quantidade de cirurgias cardíacas para contemplar pacientes ambulatoriais

O governo do Acre ampliou a quantidade de cirurgias cardíacas realizadas por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Com o acréscimo, o serviço, que atendia apenas pacientes advindos da urgência e emergência, passou a contemplar, também, pacientes ambulatoriais.

Mensalmente, 24 pacientes são beneficiados. Foto: Odair Leal/Sesacre

Oferecer qualidade de vida aos pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e zerar as filas de espera são prioridades da atual gestão. De acordo com a secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, essa é uma das medidas colocadas em prática para alcançar a meta.

A secretaria adjunta Ana Cristina Moraes: “Avanço dentro do Opera Acre”. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Além de trabalhar a porta da urgência, que é a porta do Pronto-Socorro, onde o paciente que agudiza entra e faz a cirurgia cardíaca, nós abrimos mais um dia para fazer o paciente eletivo. Esse é um avanço dentro do programa Opera Acre. Estamos observando todas as filas, de todas as especialidades e almejamos diminui-las significativamente”, explica.

Lucia de França aguardava há quatros anos por uma cirurgia de coração. Durante a espera, a paciente sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs), o que lhe causou sequelas do lado direito o corpo. Por isso, Lúcia viu na realização da tão sonhada cirurgia uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

Paciente Lucia Martins de França se prepara para o procedimento cirúrgico. Foto: Arquivo Pessoal

“Eu fui agraciada com a notícia da minha cirurgia, fui muito bem cuidada, fiquei pouco tempo na UTI. Antes da cirurgia me sentia muito fraca, só vivia em casa. Agora estou bem e creio que tudo vai ser melhor a partir de agora”, declara.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter