Governo amplia ações de atendimento ao Lar Vicentino

Equipe de profissionais de saúde é mantida na instuição pelo Estado, que garante também fraldas descartáveis e medicamentos


O Governo do Estado tomará medidas emergenciais para solucionar possíveis problemas no Lar Vicentino, abrigo de idosos fundado em Rio Branco pela Sociedade São Vicente de Paulo, ligada à Igreja Católica. “O Lar Vicentino de modo nenhum será fechado”, afirmou nesta quarta-feira, 15, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Moisés Diniz. O deputado conversou por telefone com o governador Binho Marques, recebendo a garantia de que medidas emergenciais serão adotadas em caráter de urgência para melhorar o atendimento ao grupo de idosos abrigados na instituição.

O Governo do Acre contribui sistematicamente para a manutenção de instituições como a São Vicente de Paulo, mantenedora do Lar Vicentino (de caráter filantrópico). “Reconhecemos sua importância e vamos continuar prestando todo apoio ao Lar Vicentino”, afirmou o secretário de Assistência Social em exercício Maurício Rebouças. Em 2008, questões técnicas relacionadas à prestação de contas dificultaram novos convênios com o abrigo. No ano passado, o Estado destinou R$ 45 mil aos vicentinos.

Há duas modalidades de repasse de recursos para instituições semelhantes ao Lar Vicentino: 1) repasse direto por seleção através de edital de convênios e projetos. “Nos últimos quatro anos não houve edital para abrigo de idosos”, lembra Rebouças. 2) através de emenda parlamentar, o Governo pode gerir o recurso a partir da indicação do deputado, que define em qual instituição quer ver o dinheiro aplicado. Ainda segundo o secretário interino de Ação Social, não houve, nos últimos anos, emenda destinada ao Lar Vicentino. O Governo, através de seus organismos de promoção humana, também apóia as instituições em questões técnicas e burocráticas visando facilitar a celebração de convênios e encaminhamento de projetos para obtenção de recursos.

O Governo incentiva as competências da família no processo de inclusão social da terceira idade. Nesse contexto, implantou o Centro Dia (unidade dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS), núcleo que promove trabalhos voltados à elevação da auto-estima do idoso e ao envolvimento da família nesse processo.

A Secretaria de Ação Social montou equipe técnica para avaliar, no próprio local, as condições da sede do Lar Vicentino. Rebouças anunciou uma articulação com as demais secretarias de Governo para ampliar o apoio à instituição.

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, fundada em Paris em 1833, por Antônio Frederico Ozanam.

Equipe mantida sistematicamente pelo Governo do Estado no Lar Vicentino *

1 Enfermeiro

6 Técnicos de enfermagem

1 Geriatra

1 Fisioterapeuta

1 Professora

Repasse mensal de medicação e fralda descartável

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter