Governo alinha políticas para a educação indígena

A convite de lideranças indígenas, o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, participou na semana passada da IV Assembleia Ordinária do Povo Huni Kui do Estado do Acre. Na oportunidade, alinhou as políticas de educação do governador Gladson Cameli com as demandas apresentadas durante o encontro.

Na assembleia, as lideranças destacaram uma série de questões envolvendo a educação indígena, como a realização do Programa Político-Pedagógico (PPP) das escolas, a formação de gestores, a contratação efetiva de professores e até mesmo questões ligadas à infraestrutura, como reforma e climatização.

Secretário Mauro Cruz reafirmou compromisso do governo com a educação indígena (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

O povo Huni Kui está organizado na Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre (FEPHAC), que envolve 12 territórios, 104 aldeias, 68 caciques, num total de 15 mil pessoas, que estão presentes em cinco municípios acreanos: Marechal Thaumaturgo, Jordão, Santa Rosa, Feijó e Tarauacá.

Às lideranças, o secretário Mauro Sérgio da Cruz destacou que as demandas apresentadas pelos povos Huni Kui são, na verdade, parte da política do governo. “Nós defendemos esse modelo nas escolas indígenas, que parte do princípio que os elementos culturais, sejam eles orais ou escritos, possam ser retransmitidos às novas gerações”, disse.

No que diz respeito à estrutura física, ele assumiu o compromisso de enviar equipes para analisar a possibilidade de adequação da parte elétrica para receber os condicionadores de ar. Quanto às reformas, serão retomadas as obras que estavam abandonadas. “Mas assumimos o compromisso de enviar os ventiladores a fim de manter as crianças indígenas estudando as quatro horas diárias conforme determina a lei”, explicou.

Já em relação à realização de concurso público, um Projeto de Lei (PL) deverá ser enviado à Assembleia Legislativa (Aleac) para a contratação de professores efetivos. “Temos um número expressivo de professores formados pela Universidade (Ufac) e vamos levar essa proposta ao governador Gladson Cameli”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter