Neste momento em que a Região Norte, em particular o Acre, passa pela maior tragédia ambiental da sua história, provocada pela cheia inédita do Rio Madeira, em Rondônia, o governo do Estado tem procurado alternativas para garantir o abastecimento dos produtos necessários à população.
A luta tem sido constante. Temos contado com o apoio incondicional de órgãos federais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério das Relações Exteriores, a Casa Civil da Presidência República, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Aérea Brasileira e a Receita Federal.
Há mais de 60 dias estamos isolados do restante do país e temos procurado as mais diversas alternativas de transporte para trazer os produtos até o nosso Estado.
A cheia do Madeira demonstrou a importância dos nossos rios para o transporte de materiais e revelou que a luta pela construção da BR-364 não foi em vão, haja vista que foi essa via que permitiu a chegada de combustível de Cruzeiro do Sul para Rio Branco.
Além da BR-364, merece destaque a Transoceânica, que trouxe a plena integração andina, um sonho antigo que foi concretizado neste momento de crise.
É normal que a necessidade de tomadas emergenciais tragam algum contencioso, posto que todos cumprem as suas obrigações e responsabilidades. Mas qualquer informação que fuja do contexto de união e de esforço coletivo para amenizar o sofrimento da população é mera especulação.
A posição do governador Tião Viana e do governo para com os órgãos públicos federais e seus funcionários é de absoluta gratidão e de respeito.
O governador Tião Viana tem sido um defensor intransigente de um tratamento diferenciado para os servidores federais que trabalham em área de fronteira, tanto na questão salarial quanto nas condições de trabalho. É tanto que, há cerca de um mês, encaminhou documento à Presidência da República fortalecendo a defesa dessas categorias.
O momento é de união. Os servidores dos órgãos federais, bem como os estaduais envolvidos têm demonstrado empenho na resolução dos entraves que surgem ao longo caminho. Mas temos a certeza que iremos superar todos os obstáculos, como de fato estamos superando.
É essa união que fortalece a democracia, a sociedade e o estado democrático de direito.
Vivemos um momento de emergência e de calamidade, mas isso não nos afasta do sentimento de gratidão aos servidores federais, como também aos servidores estaduais.
Leonildo Rosas
Secretário de Estado de Comunicação