O Governo do Estado por meio do Departamento de Estadual de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco está regularizando o sistema de abastecimento de água em Rio Branco, que devido à queima de duas bombas de captação de água bruta, comprometeu mais de 30% da produção de água potável das estações de tratamento.
O poder público adotou medidas eficazes para que o problema, que afetou o parque de bombas da captação, não prejudicasse as famílias. As ações estão sendo desenvolvidas e já melhoraram quase a totalidade do quadro crítico do desabastecimento de água em 79 bairros.
Uma das ações está sendo executada com apoio do Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil. Dezoito carros pipas estão abastecendo durante o dia e a noite os reservatórios e bairros situados na parte alta do Primeiro Distrito. A equipe técnica do Depasa está monitorando a distribuição de água dos bairros que estão com problemas no recebimento de água. Carros pipas vão aos locais abastecer casa por casa.
Outra ação é a redução da operação Água 24 horas para 18 horas nas regiões do Segundo Distrito, Portal e Baixada. Esta medida foi adotada para que todos os bairros, sem restrições, possam ser abastecidos até que o sistema volte à normalidade. “Estamos reduzindo o abastecimento 24 horas para regularizar o sistema e amenizar o sofrimento das famílias de outros bairros. Adotando essa distribuição de água para esses bairros começamos a melhorar o abastecimento para ao setor Placas, Tancredo Neves, Montanhês, Jorge Lavocat, Defesa Civil, Xavier Maia. Em todas essas regiões a frequência do abastecimento de água começa a ser melhor“, explicou o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita.
Na noite de sexta-feira, 14, por volta das 20 horas, uma das bombas de captação de água que estava parada foi consertada e ativada, o que fez com que a ETA 1 recuperasse a capacidade de captação e voltasse a funcionar com 550 litros/s.
Mais duas bombas de um conjunto motor bomba de captação flutuante, chegam de Curitiba nesta terça-feira, 18, em aviões da FAB para serem instaladas na Estação de Captação da ETA 2. “Esses equipamentos podem levar até dois dias, no máximo, para serem instalados na captação da ETA 2. Com essas ações vamos regularizando o sistema e voltando à normalidade com o abastecimento na cidade de Rio Branco”, esclareceu Mesquita.
A previsão para normalização de total do sistema de água é para próxima sexta-feira, 21. Até lá o Depasa continua conscientizando a população para o não desperdício de água. “Pedimos a colaboração da comunidade, no sentido que seja vigilante, não só do seu consumo interno, mas também da rede pública. Quando a água estiver chegando, o morador pode evitar o derramamento da caixa, evitar torneiras abertas, se no vizinho estiver derramando água, feche o hidrômetro do vizinho. Precisamos nos ajudar”, concluiu Felismar Mesquita.