Governo do Acre retoma o programa Ramais do Povo

Nascilda Deacre1
Para Nascilda Araújo, do Deracre, o diálogo com a comunidade é fundamental para o programa (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Após o fim do período de inverno amazônico, o programa “Ramais do Povo” será executado pelo governo do Acre já neste mês. A solenidade de reabertura ocorre no sábado, 17, às 9 horas, no Colégio Agrícola – Estrada Transacreana.

O empreendimento faz parte de uma política pública de Estado que promove transformações sociais em diversos eixos, como na segurança, educação, saúde e produção agrícola familiar, porque oportuniza acesso a localidades antes intrafegáveis.

Iniciada 15 anos atrás, trata-se do desdobramento de uma ação estratégica desenvolvida na gestão do ex-governador Jorge Viana. O sucessor Binho Marques continuou os trabalhos e a concretização se deu há quase um ano, com o governo Tião Viana.

Segundo a gerente de ramais do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Nascilda Araújo, a prioridade para cada região é definida junto aos presidentes de associações rurais, e o acordo fica registrado. “Essa ata é a nossa ‘bússola’”, ilustra.

A meta prevista para este ano é de 101,68 quilômetros de piçarramento, 38,32 de pavimentação, 74 de abertura, 1,5 mil metros de pontes, 8 mil de bueiros e 4,2 mil quilômetros de melhoramento – regulagem do leito do ramal.

Para a execução, o Estado recebe o apoio do governo federal, por meio do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da bancada do governo em Brasília.

meta-ramais-do-povo-2014-thennyson-passos-png32

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter