Governo abre inscrições para cursos técnicos por meio do Pronatec

Imagem PronatecNesta segunda, 17, o governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, inicia as inscrições para os cursos técnicos em serviços, saúde e florestas. Os cursos serão ministrados pelas unidades do Instituto Dom Moacyr (IDM). Com um investimento superior a R$ 5,7 milhões, a formação atenderá 520 alunos em Rio Branco.

Os cursos serão ofertados em parceria com o governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A maior parte das vagas será destinada aos estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

As inscrições ocorrerão por meio do site www.sisutec.mec.gov.br de 17 a 21 de março. Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem de 2013 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. As vagas já poderão ser visualizadas no site.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, essa é uma excelente oportunidade para os que ainda não se profissionalizaram, pois o mercado tem a necessidade constante de contratar profissionais nas áreas oferecidas.

Os cursos têm a certificação técnica de nível médio. A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha ofertará 270 vagas para os cursos:

 Técnico em Radiologia; 35 vagas, vespertino e 35 vagas noturno
 Técnico em Órtese e Prótese; 35 vagas, noturno
 Técnico em Nutrição e Dietética; 35 vagas, matutino
 Técnico em Hemoterapia; 35 vagas, noturno
 Técnico em Citopatologia; 35 vagas, noturno
 Técnico em Análises Clínicas; 35 vagas, noturno
 Técnico em Saúde Bucal, 35 vagas, noturno

O Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira (CEP Serviços) disponibilizará 180 vagas para:

 Técnico em Turismo; 30 vagas, noturno.
 Técnico em Logística; 30 vagas, vespertino.
 Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; 30 vagas, matutino e 30 vagas noturno.

A Escola da Floresta Roberval Cardoso ofertará o curso técnico em Agroecologia, com 35 vagas para o turno vespertino e 35 para o matutino.