Governo abre Campanha de Vacinação Contra Poliomielite em Capixaba

A Secretaria de Estado de Saúde e a prefeitura de Capixaba promoveram o dia “D” de mobilização contra a Poliomielite (Foto: Assessoria Sesacre)

A Secretaria de Estado de Saúde e a prefeitura de Capixaba promoveram o dia “D” de mobilização contra a Poliomielite (Foto: Assessoria Sesacre)

Começou no último sábado, 8, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil. No Acre, o lançamento oficial ocorreu no município de Capixaba, na Escola Infantil Professora Noélia Maria Alves de Souza. A ação que foi realizada entre a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e a Prefeitura da cidade, visa mobilizar os pais ou responsáveis a levarem as crianças para receber a dose vacinal e imunizá-las contra a doença. A estimativa é vacinar mais de mil crianças durante todo o período da campanha, em Capixaba.

Para estimular a população a levar as crianças para tomar a vacina contra a paralisia infantil, as secretarias Estadual e Municipal de Saúde promoveram uma grande festa para a garotada com: pupa-pula, lanche, palhaços, Zé gotinha, vídeo da galinha pintadinha e várias brincadeiras. Mais de 200 crianças foram imunizadas no local.

O gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, disse que a campanha foi lançada simultaneamente em todos os municípios acreanos (Foto: Assessoria Sesacre)

O gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, disse que a campanha foi lançada simultaneamente em todos os municípios acreanos (Foto: Assessoria Sesacre)

“Essa é 34º Campanha de Vacinação contra poliomielite a nível nacional, há mais de 20 anos essa doença foi erradicada no Brasil. A meta hoje é vacinar mais de 72 mil crianças, o que corresponde à cobertura vacinal em 100% no Estado”, explica o gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão.

Galvão diz ainda que a campanha foi lançada simultaneamente em todos os municípios acreano, o público alvo é todas as crianças de 06 meses a 5 anos de idade, os pais ou responsáveis que não tiveram disponibilidade em levar seus filhos para vacinar, procure os postos de saúde mais próximo até o dia 21 de junho, e caso necessário atualize o cartão de vacina da criança.

Para o prefeito do Município de Capixaba, Otávio Guimarães Vereda, mobilizar a população para imunizar seus filhos foi um trabalho árduo, porém eficaz. “Sabemos que para garantir as nossas crianças uma saúde de qualidade não é fácil, ainda mais com nosso município que é de pequeno porte, mas agradeço ao governado Tião Viana e a Secretária de Saúde Suely Melo, por nos dar apoio, não só no dia de hoje, mas sempre que solicitamos”, destaca.

A meta hoje é vacinar mais de 72 mil crianças (Foto: Assessoria Sesacre)

A meta hoje é vacinar mais de 72 mil crianças (Foto: Assessoria Sesacre)

A dona de casa Angelita dos Santos comenta sobre o seu esforço para garantir a vacinação de seu filho. “Criança saudável é criança feliz, faço o possível para todas as campanhas de vacinação levar meu filho, quando escuto no rádio ou vejo o carro de som anunciando que vai ocorrer vacinas ou atendimento médico já fico atenta para levá-lo. Prezo pela saúde de meu filho, pois não tenho muito o que oferecer a ela, mas com saúde podemos enfrentar todos os problemas que venha a aparecer no nosso dia a dia”, diz.

Segundo a agricultora Marinete da Silva Amaral, esse ano além de se prevenir contra a paralisia infantil os meninos poderão se divertir um pouco. “Moro na zona rural, quando a equipe da saúde falou que iria ocorrer a vacinação na escolinha já preparei meus 2 filhos para trazer aqui. Para nós que moramos longe fica difícil, mas com essa festa que prepararam é uma oportunidades dos meninos terem um pouco de diversão.

Para garantir que a campanha no estado obtenha a meta de cobertura vacinal, foi disponibilizado mais de 1.500 profissionais de saúde, 305 postos de vacinação entre fixos e móveis, além de 183 transportes, como barcos, carros e outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter