Os coordenadores do Governors’ Climate and Forests (GCF) que participaram da conferência climática Rio+20 enviaram esta semana carta de agradecimento ao governador Tião Viana pela liderança do Estado no trabalho de conservação florestal e pela participação do governador acreano na Mesa-Redonda dos Governadores do GCF que debateu o tema “Construir Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável com Baixa Emissão de Carbono”.
O chefe de projeto do GCF, William Boyd, destaca na carta que a apresentação sobre as realizações notáveis e inovadoras do Acre na Rio+20 foi inspiradora para todos que participaram da conferência.
“Sob sua liderança, os esforços pioneiros do Acre na construção de um esquema abrangente para o desenvolvimento com baixa emissão estão servindo como modelo valioso para os Estados e províncias do GCF e de outras jurisdições no mundo que estejam enfrentando os desafios e as oportunidades de operacionalizar o desenvolvimento sustentável”, diz a carta.
Além do Acre, fazem parte do GCF os Estados do Amapá, Amazonas, Pará e Mato Grosso. Também estão incluídas cidades do Peru, Indonésia, México, Nigéria e Estados Unidos.
O CGF foi criado para que os governadores dos Estados membros do grupo possam discutir a cooperação em diversos problemas relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.