Governadores do Brasil se unem hoje pela Segurança e Controle das Fronteiras

Autoridades de todas as regiões do Brasil se unem hoje em Rio Branco no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras: Narcotráfico, uma Emergência Nacional. O evento está previso para as 9 horas e propõe como principal pauta a instituição do Sistema Nacional de Segurança Pública, proposta que se assemelha ao atual Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação começa com a palestra do ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general de Exército Sérgio Etchegoyen, com o tema “Segurança de Fronteira. Narcotráfico, Emergência Nacional, Drogas, Armas e Munição”. O debate será mediado pelo governador Tião Viana e terá como debatedores o comandante-geral do Exército e o comandante militar da Amazônia.

Embora o presidente Michel Temer tenha cancelado a participação no evento, cerca de 250 autoridades estão confirmadas. O governador Tião Viana é o proponente da força-tarefa e também anfitrião do encontro. Além dele, participam Confúcio Moura e Daniel Pereira  (governador e vice de Rondônia), Simão Jatene (governador do Pará), Papaléo Paes (vice-governador do Amapá), Amazonino Mendes (governador do Amazonas), Suely Campos (governadora de Roraima) e Marcelo de Miranda(governador de Tocantins).

Da região Centro-Oeste participam Pedro Taques (governador do Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (governador de Mato Grosso  do Sul), Marconi Perillo (g0vernador de Goiás) e Rodrigo Rollemberg (governador do Distrito Federal). Da Região Nordeste, Wellington Dias (Piauí), Camilo Santana (Ceará), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Ana Lígia Costa Feliciano (vice-governadora da Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco) e Jackson Barreto (Sergipe).

Já da Região Sudeste participam Fernando Pimentel (Minas Gerais), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Geraldo Alckmin (São Paulo) e André de Albuquerque Garcia (Espírito Santo). Da Região Sul, Raimundo Colombo (Santa Catarina) e tenente-coronel César Augusto Pereira da Silva (Rio Grande do Sul).