Governadora em exercício visita escola em tempo integral Glória Perez

Denise Bonfim conheceu como funciona as escolas integrais (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício, Denise Bonfim, juntamente com a presidente em exercício do Tribunal de Justiça, Eva Evangelista, visitou na tarde desta terça-feira, 26, a escola em tempo integral Glória Perez, em Rio Branco.

Com investimentos na ordem de R$ 28 milhões, o Acre conta com dez escolas integrais, sendo sete em Rio Branco e as demais em Cruzeiro do Sul, Brasileia e Tarauacá, beneficiando mais de quatro mil alunos.

Na oportunidade, a governadora constatou que o período integral nas escolas vai muito além de simplesmente oferecer um local para que os estudantes passem tempo com a devida supervisão. Essa modalidade reorganiza completamente espaço e conteúdo, reestruturando a rotina dos alunos.

É um tempo dedicado às atividades e modalidade de estudo que contribui para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, além de despertar seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os jovens acabam desenvolvendo mais atenção e interesse nas disciplinas que cursam no horário regular, além de desenvolver responsabilidades com materiais de estudo, horários, entre outras tarefas.

Denise Bonfim falou da ousadia do governo do Estado em acreditar que as escolas integrais seriam uma forma diferenciada de preparar o jovem para o futuro. “Achei fantástico o que está sendo desenvolvido no Acre. A proposta pedagógica diferenciada atrai os alunos, fazendo com que os resultados de aprendizagem sejam maravilhosos já no primeiro ano de implementação”, disse.

Aumenta o rendimento do aluno

Ficar mais tempo dentro da instituição de ensino é uma ação que contribui consideravelmente para a melhora do desempenho estudantil. Rúbia Cavalcante, diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), frisou que as escolas integrais conseguiram reduzir as reprovações e o índice de evasão.

“As escolas estão funcionando muito bem. Na verdade, é outra concepção pedagógica, com disciplinas que envolvem os alunos, que escolhem, juntamente com o professor, disciplinas baseadas em seus projetos de vida. Ao final, os resultados são maravilhosos”, revelou.

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