meio ambiente

Governador visita biofábrica de clonagem de plantas no Viveiro da Floresta e lança mutirões de regularização ambiental

Para dar suporte e garantir apoio aos produtores rurais, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), anunciou a realização de mutirões para regularização ambiental de imóveis rurais.

Governador visitou a biofábrica no Viveiro da Floresta. Foto: Diego Gurgel/Secom

O anúncio ocorreu no Viveiro da Floresta, na manhã desta quarta-feira, 3, onde, na oportunidade, o governador Gladson Cameli visitou as instalações da biofábrica de clones vegetais que fica dentro do viveiro.

“O viveiro, a biofábrica, são espaços maravilhosos que temos aqui e que servem também para serem usados na educação ambiental, pois precisamos, além de políticas públicas voltadas para a área do meio ambiente, levar essa consciência ambiental para as nossas crianças. O que vocês fazem aqui são serviços maravilhosos, abastecem os produtores do nosso estado pelo PRA [Programa de Regularização Ambiental]”, afirmou o governador.

Com uma capacidade de produção instalada de aproximadamente 1 milhão de mudas por ano, o Viveiro da Floresta, bem como a Biofábrica, são unidades de produção de mudas que atendem o Acre. Esse montante é destinado, em sua maioria, às ações de fomento do PRA/Acre, por meio de reflorestamento com Sistemas Agroflorestais – SAFs, atendendo também pequenos produtores rurais da agricultura familiar de maneira gratuita.

Governador visitou o Viveiro da Floresta e anuciou o mutirão de regularização ambiental. Foto: Diego Gurgel/Secom

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, falou que a Semapi e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) estão empenhados em dar suporte e apoio aos produtores para que eles possam fazer a adequação ambiental.

“O momento é de união. O mutirão não é só uma ação da Semapi, é do Imac, do Iteracre, da Seagri, do Ibama. Estamos juntos nesse processo de mutirões com apoio de alguns prefeitos municipais, sindicatos, para fazer esse convite aos nossos produtores para que eles possam fazer a adequação ambiental das suas propriedades”, explicou a secretária.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, também visitou a biofábrica e elogiou o trabalho realizado no local. “Obrigada pela oportunidade de estar aqui hoje. Tenho orgulho de ser acreano por opção, me senti extremamente contemplado como cidadão, orgulhoso do Acre e de tudo o que está sendo produzido aqui. Temos a única biofábrica da Amazônia e um viveiro com uma capacidade de produzir um milhão de mudas por ano. É um trabalho maravilhoso esse que está sendo realizado aqui”, disse.

Governador visitou ainda a casa de sombra do viveiro. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

A líder do governo na Aleac, deputada Michelle Melo, elogiou a atuação do governador e da secretária com relação à pauta de meio ambiente.

“É prazeroso ver esse trabalho que é feito aqui no viveiro. Acredito que há uma solução para o Acre em relação à economia para o meio ambiente. Quero agradecer ao governador por termos ido ao viveiro, na biofábrica. O senhor está preocupado com o futuro, com o meio ambiente”, disse.

O deputado Nicolau Júnior falou da importância das ações do governo para subsidiar a adequação das propriedades. “As ações para desenvolver o meio ambiente conciliando conservação e produção são fundamentais. Este viveiro, a biofábrica, são parte da cadeia de recuperação da vegetação nativa”, afirmou.

Saiba quais os serviços ofertados nos mutirões.

A ação é coordenada pela Semapi, com apoio do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e parceria da Secretaria de Agricultura (Seagri) / Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Floresta+ e secretarias de agricultura dos municípios.

Cronograma de mutirões

Maio: 4 e 5 – Acrelândia;

Maio: 9 e 10 – Rodrigues Alves (Paraná dos Mouras);

Maio: 11 – Mâncio Lima;

Maio: 11 e 12 – Cruzeiro do Sul;

Maio: 16 a 19 – Brasileia e Epitaciolândia;

Junho: 6 a 10 – Rio Branco (PA Moreno Maia e APA São Francisco);

Junho: 19 a 24 – Tarauacá;

Junho: 28 a 30 – Capixaba.