O governador Tião Viana irá cumprir agenda em Marechal Thaumaturgo e Tarauacá nesta sexta-feira, 4. Às 9 da manhã, será realizada a entrega de tablets educacionais na Escola Elvira Ferreira, que vão beneficiar 30 professores do ensino médio. O equipamento é o meio de acessibilidade e incentivo à dinamização da educação, pois possibilita o aumento da interatividade.
Os tablets entregues pelo governo do Estado são equipados com conteúdos educacionais, aplicativos de comunicação e interação, publicações especializadas, ferramentas de edição de imagens e possibilitam o acesso a portais educacionais do Ministério da Educação.
Também será assinada a ordem de serviço para a edificação de uma escola indígena para o município. O investimento é de R$ 63.618,83 para a construção da unidade na Aldeia Glória de Deus, terra indígena Kaxinawá/Ashaninka do Breu, povo Kaxinawá.
A coordenadora escolar indígena Socorro Oliveira explica que a tribo já possuía educação escolar indígena, na qual professores foram capacitados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e ensinam em suas aldeias. No entanto, será construído um local para que os alunos tenham uma estrutura melhor de ensino. “Essa é uma medida que reconhece e valoriza os povos indígenas, porque contribui para a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica”, destaca.
Ainda haverá a entrega de 100 quilômetros de rede do Programa Luz para Todos na Comunidade Triunfo, beneficiando, inicialmente, 208 residências. O investimento é de mais de R$ 1 milhão. Até o momento, o programa executou na zona rural de Marechal Thaumaturgo 27 quilômetros de rede, beneficiando 300 famílias.
Ao fim do dia, o governador participará da tradicional procissão de São Francisco, em Tarauacá, realizada pela Igreja Católica e pela prefeitura local. A procissão marca o encerramento das comemorações do Novenário São Francisco.