Governador Tião Viana lança nesta sexta-feira nova campanha de combate à Dengue

Nesta etapa, serão recolhidos entulhos que acumulam água; durante o evento serão divulgados os bairros prioritários no momento

Governo do Estado do Acre e prefeitura de Rio Branco lançam nesta sexta, dia 4, “A guerra não pode parar…”, mais uma mobilização do combate à dengue realizada nas ações estratégicas de fortalecimento entre os setores governamentais e a sociedade. A solenidade será às 8 horas, em frente ao Palácio Rio Branco, com a presença do governador Tião Viana, secretária de Estado de Saúde, Suley Melo, prefeito Raimundo Angelim e autoridades locais.

Nesta etapa, serão recolhidos entulhos que acumulam água e durante o evento serão divulgados os bairros prioritários neste momento. As autoridades em saúde orientam a população a fazer parte das ações evitando corte de árvores e retirada de material de construção, colocando na frente das residências somente entulhos que acumulem água. As ações têm o apoio do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

No início do ano, o combate ao mosquito da dengue foi a primeira ação do governador Tião Viana, que colocou nas ruas de Rio Branco a operação Guerra Contra a Dengue, a maior ação de combate à doença já empreendida no Estado. Foram retiradas 8.500 toneladas de lixo e entulho de toda a cidade, além de inspeção dos imóveis na capital pelos agentes de endemias e agentes de saúde, que somaram mais de 900 trabalhadores.

No segundo momento aconteceu a mobilização das escolas, com o projeto "Prevenção Sim, Dengue Não! A Guerra Continua…", com a meta de mobilizar 88 escolas estaduais e municipais da zona urbana de Rio Branco nas ações de prevenção no combate à dengue.

No primeiro momento, foram capacitados os agentes de endemias e os coordenadores pedagógicos e alunos como multiplicadores. A capacitação aconteceu em nove escolas com 198 turmas, totalizando 7.920 alunos.

Todo esse esforço se refletiu na redução de casos de dengue – comparando o número de casos notificadosna primeira semana epidemiológica de 2011, na qual foram registrados 2.477 casos de dengue, com a 41ª semana epidemiológica de 2011, que registrou 23 casos, foi possível observar que o município de Rio Branco apresentou uma redução significativa de 99,07% nas notificações.