Assis Brasil e Brasileia concluem primeira etapa do programa Ruas do Povo
As obras do programa Ruas do Povo realizadas na gestão do governador Tião Viana seguem com celeridade, os compromissos estão sendo firmados. Manoel Urbano e Rodrigues Alves já concluíram sua primeira fase.
Com quase todas as Ruas pavimentadas, os municípios do Alto Acre já não são mais os mesmos, o isolamento e o sofrimento de inverno a verão não faz mais parte da vida de muitos moradores. Graças ao trabalho executado em parceria, Assis Brasil e Brasileia encerram a primeira fase do programa com processos já em licitação para a segunda fase. E Epitaciolândia recebe novas Ruas, no bairro Beira Rio.
No dia 4 de novembro, sexta-feira, o governador Tião Viana, o presidente do Depasa (Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento), Gildo César, e equipe, estarão entregando duas Ruas pavimentadas, com tijolos maciços, em Assis Brasil, cinco em Brasileia e oito em Epitaciolândia. Para a realização desta ação, que atende diretamente cada cidadão, a união entre os governantes, parlamentares, conselheiros e moradores está sendo imprescindível.
Com duas Ruas já entregues, o município de Epitaciolândia recebe nesta sexta-feira, novas vias pavimentadas, sendo: Travessa Aírton Senna I, Travessa Aírton Senna II, Travessa Aírton Senna III, Pedro Maffi e Travessa Beira Rio que fazem parte do pacote de 19 Ruas da primeira fase, a serem pavimentadas até o final deste ano.
Em Assis Brasil as ruas Dom Giocondo Maria Grotti e Eneide Batista completam o lote com 12 Ruas pavimentadas, 3,1 quilômetros concluídos na primeira etapa. Para a segunda fase do programa em Assis Brasil, 51 Ruas estão sendo licitadas, no total de 10,4 quilômetros de pavimentação.
No município de Brasileia, 16 Ruas foram pavimentadas durante a primeira fase, totalizando 3,7 quilômetros. Estão sendo licitados mais 28 quilômetros, no total de 126 de Ruas, distribuídas em 17 bairros, para serem executados na segunda fase do programa de pavimentação. As cinco Ruas de Brasileia que serão entregues pelo governador, nesta sexta-feira, 4, são: Travessa dos Seringueiros, Beco da Marina, Beco da Graça, Beco da Maringosa e Beco do Godô.
O programa de pavimentação de Ruas, Ruas do Povo, lançado no início deste ano, como compromisso de campanha do governador Tião Viana, tem por objetivo pavimentar todas as Ruas de todas as cidades acreanas até o final de 2014.
Desde o início, este programa atua como uma ação de grande impacto, mudou e está mudando não só o aspecto dos bairros, mas o cotidiano de muitos cidadãos que sofriam longos meses durante o ano.
Ruas do Povo: Uma ação que beneficia todos
Ir à escola ou ao trabalho sem sujar-se de lama, ir à igreja ou a um passeio sem usar botas sete-léguas, levar alimentos para casa sem o auxílio de um carrinho de mão, são simples atos para quem vive longe desta realidade sofrível, mas para os moradores contemplados a intervenção do programa Ruas do Povo significa o fim do padecimento. Com a pavimentação das Ruas estas dificuldades estão se extinguindo e devolvendo a dignidade de um povo batalhador.
Além das melhorias na qualidade de vida, as benfeitorias refletem sob a economia dos municípios direta e indiretamente. A escolha pela pavimentação, na maior parte, com tijolos maciços, é estratégica, pois gera oportunidade de trabalho e renda para centenas de moradores das localidades atendidas. A opção pelo material e mão de obra própria do local estimula a produção. As olarias estão produzindo em grande escala e as pequenas olarias já estão começando a todo vapor. Moradores antes desempregados, agora, contam com uma renda no final do mês.
Assis Brasil é modelo para o programa, além do alcance da conclusão na primeira fase, o índice de desemprego no município também diminuiu significativamente. Segundo a prefeita, Eliane Gadelha, a mão de obra do local foi insuficiente. Para suprir a demanda das obras alguns trabalhadores da prefeitura tiveram que ser mobilizados.
Os becos de Brasileia que viraram Ruas do Povo
Os históricos Becos que deram início ao município de Brasileia, quando ainda era seringal Brasília, ganham, agora, nova aparência. Nesta sexta, o governo e a prefeitura do município entregam aos moradores do centro, Becos, totalmente urbanizados.
Após a intervenção do Ruas do Povo para a restauração do espaço, os Becos passaram a se confundir com Ruas, devido ao tratamento recebido. Mas esta obra não conta somente com a pavimentação em tijolos maciços, mas também com uma iluminação diferenciada, jardinagem e recuperação do local ao redor destacam e agregam valor as principais vias.
O intuito desta ação, desenvolvida em parceria com Governo federal, Estadual e prefeitura de Brasileia, é humanizar, valorizar o local que recorda fatos históricos da trajetória do Acre durante o apogeu da borracha. As obras significam valorização da cidade.