Encontro discutiu a construção da estrada de ferro que vai ligar o Acre ao Peru
Para estreitar ainda mais os laços entre Peru e Brasil, o governador Tião Viana recebeu para um almoço nesta quinta-feira, 26, uma delegação peruana formada por mais de 50 membros para discutir assuntos de interesses mútuos para o Acre e o Departamento peruano de Ucayali. A delegação peruana é formada por estudantes, empresários e políticos, liderada pelo governador do Departamento de Ucayali, Jorge Porto Carrero Velasquez.
Também participaram do almoço o vice-governador César Messias, o secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães, a Chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, e o Assessor Especial do Gabinete do Governador, Antônio Monteiro. Na pauta, a parceria em vista à construção de uma ferrovia que vai ligar Cruzeiro do Sul à cidade peruana de Pucallpa, separadas por uma distância de 140 quilômetros.
No dia 26 de abril, o governador de Ucayali, Jorge Velásquez, apresentou ao BNDES as potencialidades econômicas do Estado para garantir financiamento para a construção dessa ferrovia que ligará os dois países. Além dos 140 quilômetros que separam Cruzeiro do Sul de Pucallpa, no Peru, com mais 800 quilômetros a ferrovia chega ao Departamento de Ancasch e ao Porto de Timbó, um dos mais importantes do Peru.
Estudantes peruanos no Acre
O governador também aproveitou para saudar os estudantes peruanos que estão realizando um intercâmbio no Acre, através da Universidade Federal do Acre. São 16 jovens – oito em Rio Branco e oito em Cruzeiro do Sul. A chegada dos estudantes conclui a primeira etapa do processo de integração cultural entre o Acre e a região peruana de Ucayali.
Com o ano letivo já em andamento no Brasil, o grupo de estudantes peruanos vai passar por um período de adaptação e aprender o português e os costumes do Brasil e do Acre. Pelo acordo, oito estudantes peruanos vão estudar na Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul nas áreas de Biologia, Engenharia Florestal, Enfermagem, Português e Inglês. Já em Rio Branco serão vagas nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Economia.