“Este é o mais ousado e completo projeto industrial em curso no Estado. Estamos investindo em toda a cadeia produtiva, que envolve agricultores familiares, médios e grandes produtores, além dos setores público e privado”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.
O Complexo Industrial faz parte do programa de piscicultura, que tem trabalhado a inserção de pequenos produtores para ampliar a capacidade de produção de peixe no Estado. E para isso estão sendo construídos tanques, até agora já foram estruturados 1.700 tanques nos 22 municípios acreanos. “Nossa meta é construir cinco mil tanques. e estamos comemorando o início do processo de produção de alevinos para povoar estes tanques”, disse Lourival Marques, secretário de Produção.
O potencial acreano para se consolidar no mercado de piscicultura foi atestado pelo proprietário do Projeto Pacu, Jaime Brum. O Projeto Pacu é desenvolvido no Mato Grosso do Sul e é reconhecido por ser detentor de tecnologia que inclui toda a cadeia de piscicultura, desde a criação de alevinos até a fabricação de equipamentos para a atividade. “O Acre tem um potencial muito grande. Já estamos concluindo a primeira etapa do processo de consolidação do Complexo. O Centro de Alevinagem entra em operação em outubro. E nos próximos seis meses a fábrica de ração começa a operar, e posteriormente o frigorífico”.