O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira, 23, um grupo de empresários locais do ramo da construção civil. O motivo da reunião foi debater e obter um posicionamento dos empresários sobre o programa Ramais do Povo, que até 2014 vai pavimentar mil quilômetros de ramais em todo o Estado, além de uma conversa sobre o rumo da construção civil na segunda metade do governo.
A licitação para os primeiros 500 quilômetros de ramais que serão contemplados pelo programa Ramais do Povo em 2013 será aberta nos próximos dias. A meta do governo é licitar tudo para que as obras se iniciem sem atrasos no próximo verão. Na reunião, o governador Tião Viana pediu um posicionamento do empresariado e um comprometimento para que a obra seja feita no tempo estipulado e com qualidade.
“Nós não podemos nos enganar: é preciso uma obra bem feita, no prazo, com qualidade e no preço justo”, disse o governador. “Com esse volume de obras, não tem como alguém ficar insatisfeito.”
O Programa Ramais do Povo difere da ação de melhoramento de ramais, que continuará a ser feita para garantir trafegabilidade. O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Ocírodo Oliveira, explica que o trabalho que será feito inclui bueiros, galerias e pontes, além da terraplanagem e uma proteção asfáltica, que funciona como um impermeabilizante. Tudo isso deve aumentar a vida útil do ramal e melhorar a qualidade do serviço.
O presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Carlos Sasai, em nome do grupo de empresários, agradeceu a confiança depositada pelo governador no empresariado acreano da construção civil. “Sabemos do tamanho e importância desse projeto e iremos pensar e discutir suas possibilidades de realização, dando uma resposta para o governo o mais rápido possível”, declarou.
O governador tem cogitado até chamar o Exército para fazer parte do programa Ramais do Povo. Os empresários falaram sobre os desafios e dificuldades de um projeto tão ousado, mas ficaram animados com as possibilidades que estão surgindo. Entre os assuntos discutidos, foram expostos o cálculo de insumos para as obras, a conversa com os sindicatos e a inclusão dos micro e pequenos empresários.
Tião Viana fez questão de pedir o compromisso dos empresários, tendo em vista as grandes obras que irão acontecer. Além do início do Ramais do Povo, a construção civil será tomada por obras do Ruas do Povo, a Cidade do Povo e a recuperação da BR-364. Será muito trabalho pela frente, beneficiando toda a população do Estado e movimentando a economia.
O Acre tem 12,5 mil quilômetros de ramais. Só este ano foram melhorados 4,8 mil quilômetros. O critério para a seleção dos ramais que serão contemplados pelo programa Ramais do Povo será o da produção (principalmente onde estiverem localizadas ações da piscicultura, suinocultura, avicultura e mecanização), programa Luz para Todos e densidade demográfica.