Um grupo de estudantes universitários do curso de História da Universidade Federal do Acre (Ufac) se dirigiu na manhã desta terça-feira, 27, à Casa Civil com um único objetivo: conseguir um depoimento do governador Tião Viana para um documentário acerca da importância do Palácio Rio Branco, um dos maiores símbolos da história do Acre e cartão-postal de Rio Branco.
De acordo com os estudantes Cláudio Nascimento, Paulo Mário e Gleison Menezes, esse era o último depoimento de que eles precisavam para finalizar o documentário. A ideia do vídeo surgiu a partir de um trabalho solicitado na disciplina de Ensino da História, em que cada grupo precisava retratar algum espaço de memória da capital acreana.
O grupo de alunos, formado também por Renata Santana, Ana Paula Souza e Fabiana dos Santos, foi responsável por retratar o Palácio Rio Branco e decidiram que o documentário seria uma forma diferente e mais dinâmica de apresentá-lo. “Assim, vamos mostrar o que tem dentro do palácio. O que está retratado nas paredes dele é a memória do Acre”, conta o estudante Paulo Mário.
A construção do Palácio Rio Branco foi iniciada em 1929, mas sua inauguração aconteceu quase 20 anos depois, em 1948. Mesmo belo e imponente, foi bastante castigado pelo tempo e teve poucos cuidados do poder público, até ser revitalizado durante o primeiro mandato do governador Jorge Viana, em 1999. Em seu depoimento, o governador Tião Viana disse: “Acima de tudo, a importância do Palácio Rio Branco é um símbolo do desenvolvimento e da luta do povo acreano”.