Conferido anualmente pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, o Prêmio Chico Mendes de Florestania tem por finalidade reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que trazem como objetivo consolidar o conceito de Florestania. Os ganhadores da edição 2012 receberão o prêmio neste sábado, 15, em solenidade que contará com a presença do governador Tião Viana, às 17 horas, no Palácio Rio Branco. O dia marca o nascimento do líder seringueiro.
Na Categoria Nacional/ Internacional o ganhador é o professor-doutor Irving Foster Brown. Na Categoria Estadual, a Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac), e por Iniciativa Comunitária, a Associação de Moradores e Produtores do Projeto Agroextrativista Chico Mendes (AMPPAE – CM).
O governador Tião Viana entregará aos premiados o Certificado de Reconhecimento e o troféu Castanha de Bronze, feito com madeira certificada. A Associação de Moradores e Produtores do Projeto Agroextrativista Chico Mendes (AMPPAE – CM) receberá um cheque no valor de R$ 10 mil como apoio às iniciativas em favor do desenvolvimento econômico sustentável.
O evento contará ainda com a apresentação do Coral do Instituto Federal do Acre (Ifac) de Cruzeiro do Sul, ocasião em que será realizada a assinatura do Termo de Reciprocidade entre o ICMBio/MMA e o governo do Estado do Acre.
Irving Foster Brown
O professor é PhD em Geoquímica pela Northwestern University (EUA). Desenvolve estudos nas áreas de Dinâmica do Uso da Terra e Florestas, Gerenciamento e Educação relacionados a Recursos Naturais e Mudanças Globais. É pesquisador do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. O professor Foster Brown é o atual Organizador Científico do MAP (Madre de Díos-Peru, Acre-Brasil, Pando-Bolívia), do Woods Hole Research Center e da Universidade Federal do Acre, cujo trabalho para o desenvolvimento sustentável da fronteira trinacional é amplamente reconhecido.
Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac)
A Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac), criada em dezembro de 2001, é composta por técnicos especializados e aptos ao desenvolvimento de diversas atividades voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, com ênfase em três linhas estruturantes: Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), consultoria e assessoria voltadas para o meio ambiente, nas áreas de produção agroextrativista, agropecuária, comercialização e desenvolvimento regional. A cooperativa tem trabalhos executados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), governo do Estado do Acre, através de seus diversos programas, Secretaria de Agricultura e Floresta de Rio Branco (Safra), Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) e Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
AMPPAE-CM
A Associação dos Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Extrativista (PAE) Chico Mendes é conhecida como Seringal Cachoeira. O projeto destina-se à exploração de áreas dotadas de riquezas extrativistas, através de atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente sustentáveis, como a coleta da castanha-do-brasil, extração do látex e extração de madeira. Todas são atividades executadas pelas populações que ocupem ou possam ocupar a mencionada área. Fazem parte dessa associação 55 famílias, das quais 50 participam do manejo florestal comunitário madeireiro com certificação FSC® desde 2002, quando se tornou a primeira comunidade extrativista certificada no Brasil. A área também concentra uma Pousada Ecológica Cachoeira, que é gestada pela comunidade em parceria com o governo do Estado do Acre.