Escola do ramal Catuaba atende mais de 100 alunos e foi ampliada e reforma
Mais um passo importante para a consolidação da educação para todos foi dado nesta sexta-feira, 11, durante a inauguração da escola Dr. Augusto Monteiro, localizada no quilômetro 15 do ramal da Catuaba, no bairro Belo Jardim, em Rio Branco.
A escola Dr. Augusto Monteiro antes e depois da reforma (Sérgio Vale/Secom) |
A escola que atende 101 alunos que vivem no ramal foi inaugurada pelo governador Tião Viana e pelo secretario de Educação Daniel Zen. A solenidade também contou com a participação da direção da escola, corpo docente, alunos e comunidade.
Durante a visita a unidade escolar Tião Viana recebeu homenagens dos alunos agradecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) ter investido na reforma e ampliação da escola.
O governador declarou que era com muita alegria que participava de um momento tão importante para aqueles estudantes e para a comunidade.
“Essa é um ponte entre o presente e futuro. Houve um preparo desse trabalho na educação pelos governos do Jorge Viana, do Binho, do presidente Lula e agora eu, junto com a presidente Dilma, temos essa missão para o futuro, para o bem dessas crianças. Esse é o meu papel, do secretário Daniel Zen e de sua equipe para que a gente possa consolidar a qualidade do ensino”, disse o governador.
Tião Viana ressaltou que e a dignidade da educação no Acre está melhorando e está avançando muito. “Bastar ver os investimentos feitos numa escola rural como esta”, pontuou Viana.
O secretario de Educação, Daniel Zen, explicou que foram investidos R$ 50 mil na reforma e ampliação da escola. Os investimentos foram oriundos do Proacre, sendo que o dinheiro foi transferido ao Conselho Escolar. “Isso dá o empoderamento para a comunidade, confiar na comunidade, na boa gestão dos recursos públicos”, detalhou o secretário.
A diretora da escola Dália Justina confirmou o que foi dito pelo secretario Daniel Zen. “O Proacre veio dar uma oportunidade para nossa escola. Com os recursos do programa nós tivemos a chance de adaptar e acomodar melhor nossos alunos”, alegra-se a diretora.
Outros investimentos que fazem a diferença
Outra política que o Governo do Estado tem investido e a SEE tem colhido bons resultados é com a compra da produção da agricultura familiar para inclusão na merenda escolar. De acordo com o secretario de Educação do Estado, o Acre é o segundo estado que mais adquire produtos oriundos da agricultura familiar, por meio de cooperativas ou até mesmo de produtores individuais.
“Muitas vezes esse produtor de um ramal está trabalhando na produção de algum material que seu filho estará consumindo na merenda escolar. Isso é muito bonito e importante para nós”, comentou Daniel Zen.