Governador Tião Viana entrega calcário a produtores em Mâncio Lima

O Governo do Estado criou o Programa do Calcário que está sendo executado pela Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Governo do Estado criou o Programa do Calcário que está sendo executado pela Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para proporcionar a elevação da fertilidade dos solos, neutralizar elementos tóxicos e corrigir a acidez, controlando o potencial hidrogeniônico (pH) e com isso, resultar na melhoria da produtividade agrícola, o Governo do Estado criou o Programa do Calcário que está sendo executado pela Secretaria de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof).

A meta é beneficiar produtores rurais como Francisco Dias que confessou que não acreditava que um dia o calcário chegasse até sua propriedade rural pare melhorar o solo e assim, ter mais produção.

“A promessa veio de outras pessoas, mas quem fez mesmo foi Tião Viana. Eu achava difícil chegar até aqui o calcário, mas hoje eu estou feliz porque o calcário está aqui, dentro da minha propriedade. Me sinto honrado por isso. Era uma coisa que eu não esperava”, comentou o produtor. Durante a inclusão do calcário no solo da propriedade rural de Francisco Dias, o governador Tião Viana ressaltou que está acontecendo uma revolução na área de produção e da economia rural.

"Aquela terra cansada, que não tinha perspectiva de dar conta de produzir para dar sustento e renda para a família está sendo substituída por terra fértil. Isso muda a economia rural do Juruá, graças a Deus", destacou o governador (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Aquela terra cansada, que não tinha perspectiva de dar conta de produzir para dar sustento e renda para a família está sendo substituída por terra fértil. Isso muda a economia rural do Juruá, graças a Deus”, destacou o governador (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Está surgindo uma classe média rural. Só aqui no Juruá são duas mil famílias recebendo a destoca, aradagem, calcário e preparando a sua terra para anos de produção. Aquela terra cansada, que não tinha perspectiva de dar conta de produzir para dar sustento e renda para a família está sendo substituída por terra fértil. Isso muda a economia rural do Juruá, graças a Deus”, destacou o governador.

O secretário de Produção, Lourival Marques, frisou que a Seaprof está atuando em toda a região do Juruá e demais municípios do Acre prestando apoio na mecanização, piscicultura, ovinocultura e outras áreas de produção.

Bancada da de situação da Aleac ajuda a produção

O deputado estadual Jonas Lima lembrou que o projeto para que o Estado adquirisse as máquinas e com isso prestasse suporte para a produção, passou pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) e recebeu total apoio da bancada de situação. “O Juruá nunca tinha recebido tantos incentivos para a área de produção como no governo de Tião Viana. Tião faz um governo para o povo do Acre”, declarou Jonas Lima.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter