Entre os dias 25 e 29 deste mês, indígenas da etnia Yawanawa realizam o XII Festival Yawa. O encontro é realizado na Aldeia Nova Esperança, no Alto Rio Gregório, na cidade acreana de Tarauacá, e reúne povos indígenas de outras etnias e visitantes de várias partes do país e do mundo.
O governador Tião Viana participou da abertura do Festival, acompanhado do vice-governador César Messias, do senador Jorge Viana e do músico acreano João Donato. Na chegada à comunidade, após oito horas subindo o Rio Gregório, uma recepção com canto e dança. Já na terra indígena, Tião Viana recebeu das mãos de NixiWaka, o cacique Biraci Brasi, uma faixa de miçangas – material característico do artesanato local. As cores e formas lembram as cobras sucuris, grandes pajés da espiritualidade Yawanawa, de acordo com o cacique.
O Festival do Povo da Queixada
O Festival Yawa começou a ser realizado em 2002, como parte da luta pela revitalização da cultura Yawanawá, o “Povo da Queixada”. Durante uma semana, eles relembraram danças, cantos, brincadeiras, comidas tradicionais e rituais.
Desde então realizam anualmente esse evento, que já faz parte do etnoturismo no Acre. Durante o festival, são realizadas várias atividades, como danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, brincadeiras tradicionais, exposição do artesanato local e rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés.
Galeria de imagens