O governador Tião Viana participou nesta terça-feira, 11, da cerimônia de anúncio de redução do custo de energia, em Brasília, feita pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Durante a cerimônia, Dilma anunciou medidas que visam reduzir o custo da energia elétrica para os consumidores brasileiros. A estimativa é que a redução seja de 20,2%. A medida deverá entrar em vigor em janeiro de 2013.
“É um vetor para o desenvolvimento brasileiro, para as regiões do Brasil. Quando a presidente consegue romper com um modelo tradicional, já superado de cobranças, e aponta para novos caminhos dizendo que a indústria precisa investir com uma economia de até 28% dentro do setor industrial que vai crescer, gerar emprego para a juventude, ajudar a economia do país e ao mesmo tempo o consumidor ter economia com a redução da tarifa, isso é um grande passo para o governo estar mais próximo da população”, declarou Tião Viana em entrevista.
O governador do Estado ressaltou que o país tem avançado muito o frisou que os governos dirigidos pela oposição apresentam as tarifas mais caras do Brasil.
Aníbal Diniz, senador pelo Acre, disse em entrevista que avalia o anuncio feito pela presidente Dilma de maneira positiva. Segundo o senador, a redução na fatura de energia elétrica veio para atender um anseio de milhões de brasileiros que reivindicam tarifas mais baratas.
“Sei que a oposição tem reagido, como fez ontem o líder da oposição no Senado [Álvaro Dias – PSDB]. Eu contestei com firmeza por que a presidente Dilma está agindo pensando nos mais pobres e, principalmente, fortalecendo nossa economia e facilitando a vida das indústrias para fortalecer o emprego dos brasileiros”, completou Aníbal Diniz.
Ministro da Pesca assegura liberação de R$ 20 milhões para construção de tanques
O programa de piscicultura realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), ganha mais um reforço do governo federal.
Nesta terça-feira, 11, o governador Tião Viana participou de audiência com o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e na ocasião garantiu ao governador a liberação de R$ 20 milhões para a construção de tanques de piscicultura. Viana comemorou a conquista, que visa ampliar a piscicultura em todo o Acre, levando mais uma opção de renda e segurança alimentar para os produtores.
“Com essa ajuda do Ministério da Pesca, estaremos próximos da meta de cinco mil tanques, acrescidos aos dois mil que já fizemos”, disse o governador em sua página do Twitter.
O secretário de Produção Familiar, Lourival Marques, destacou que essa verba ajudará a garantir o sucesso do programa de piscicultura e possibilitará o fechamento do ciclo da produção.
“Nós já temos a fábrica de ração e o frigorífico sendo concluídos, e com essa verba vamos poder apoiar os produtores na criação de peixes. Com isso, vamos poder garantir que o produto chegue ao mercado”, detalhou Lourival Marques.
O governador informou que a data da assinatura do termo que libera essa verba para o Acre será definida nos próximos dias. “Obrigado, em nome do Acre, à presidente Dilma”, concluiu Tião Viana.