O governador Tião Viana suspendeu os 15 dias de férias que tirou com a família e retornou ao Acre antes do previsto para acompanhar de perto a situação das famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre. Na medição feita pela Defesa Civil às 18 horas desta quinta-feira, 16, o nível das águas marcava 16,39m e o número de pessoas desabrigadas era de 2.220. O prefeito Raimundo Angelim decretou Situação de Emergência em Rio Branco.
As famílias que não têm para onde ir são retiradas por equipes do Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Elas ajudam a apanhar móveis e objetos pessoais dos moradores e os encaminham para o abrigo no Parque de Exposições. Cinquenta e seis equipes, cada uma composta por seis pessoas, auxiliam o trabalho.
Até o final da tarde desta quinta-feira, 521 famílias estavam abrigadas no Parque, que conta com posto médico, serviço de água, boxes com tomada de energia, recreação infantil e alimentação fornecida pelo governo. O Ministério da Defesa e a Secretaria de Segurança Nacional garantiram ao governador Tião Viana e ao prefeito Raimundo Angelim o apoio necessário para o atendimento das famílias e o Governo Federal está enviando cinco barracas com capacidade para 170 pessoas cada uma.
O governador Tião Viana está preocupado com a situação. “Este é um momento de dificuldade social grande, os rios acreanos estão em fúria. Há um esforço do governo e da prefeitura, equipes que têm feito um trabalho de dedicação máxima, todos tentando ajudar, muitos voluntários. O resultado é a manifestação das pessoas em reconhecer que há uma preocupação com elas. Sabemos que essa situação vai durar alguns dias e precisamos enfrentá-la”, comentou.
O prefeito Raimundo Angelim reafirmou o compromisso e o trabalho em parceria. “Estamos juntos, governo, prefeitura, voluntários, comunidades, e vamos continuar assim até o fim desta situação”.
Ribeirinhos estão sendo atendidos
A zona rural também foi atingida pela cheia do Rio Acre e do Riozinho do Rôla. Equipes das Secretarias de Produção estadual e municipal ajudaram na retirada de mais de cem famílias e a partir de amanhã elas começam a receber sacolão. “Os ribeirinhos foram retirados para áreas mais altas ou armazéns, junto com a produção. Percorremos, junto com o governador Tião Viana, um trecho do Rio Acre, passando por alguns bairros alagados e agora estamos fazendo essa vistoria no Parque de Exposições, onde equipes do governo e prefeitura se desdobram em plantão 24 horas para tentar oferecer a melhor condição às famílias que passam por essa situação difícil”, disse o prefeito Raimundo Angelim.
Na área rural, as principais localidades atingidas são: Bagaço, Extrema, Colibri, Limoeiro, Quixadá, Panorama, Vista Alegre, Catuaba, Extrema II, Liberdade, Belo Jardim, Benfica, Capatará, Moreno Maia e Riozinho do Rôla.
Governo e Prefeitura levam serviços a famílias instaladas no Parque de Exposições
Ações de saúde, lazer e social são oferecidas às famílias que estão sendo abrigadas provisoriamente no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. De acordo com a assistente social da prefeitura, Rejane Oliveira, as atividades que mais requerem atenção nesta fase em que muitas pessoas estão sendo encaminhadas ao local são as de acolhimento.
Neste acolhimento, Rejane Oliveira explica que os voluntários atendem aos desabrigados identificando os móveis e eletrodomésticos das famílias, etiquetam, lacram, emitem um recibo e destinam os produtos a um galpão para que fiquem em local seguro. Para que as famílias retirem esses produtos é necessário que apresentem o recibo e um documento de identidade.
Posto presta atendimento aos abrigados
As famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições podem buscar atendimento médico num posto de saúde que foi montado no local. São prestados atendimentos de clínica geral para crianças, adultos e idosos. Em casos específicos, o médico poderá fazer o encaminhamento do paciente para uma unidade de saúde especializada.
Lazer para crianças
As crianças são maioria nos abrigos instalados no Parque e para que elas tenham uma acolhida melhor a equipe da Fundação Garibaldi Brasil começou a promover atividades de recreação. São torneios de vôlei, futebol, brincadeiras, danças e outras atividades lúdicas. Ao longo de toda esta quinta-feira, as equipes dividiram-se em grupos para monitorar as atividades de recreação que devem acontecer durante o tempo em que as crianças estiverem abrigadas no local.
Voluntários são bem-vindos
Secretarias de Estado estão enviando funcionários que atuam como voluntários no Parque de Exposições. Veículos oficiais também estão auxiliando no transporte das pessoas que estão sendo retiradas das áreas atingidas pela cheia do rio. Ainda assim, o setor de assistência social precisa de apoio para manter equipes sempre trabalhando na acolhida dos desabrigados que chegam ao Parque. “Os voluntários são bem-vindos neste momento. Aqueles que estiverem interessados em ajudar basta vir nos procurar na Administração do Parque e faremos um cadastro para que ele possa ser incluído numa equipe e começar a ajudar”, disse Rejane Oliveira.
Galeria de imagens