O governador Tião Viana recebe na manhã desta quinta-feira, 4, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nos Estados de Rondônia e Acre, André Reitz do Valle. Durante o encontro será lançado o programa de Conservação, Recuperação e Manutenção (Crema). O trabalho será executado em lotes – no trecho entre o entroncamento de Senador Guiomard até o quilômetro 52 da BR-317, sentido Assis Brasil, e da divisa de Rondônia a Sena Madureira.
De acordo com informações do Dnit, os programas do tipo Crema asseguram a manutenção das boas condições da rodovia por um prazo de dois anos (Crema 1ª etapa) ou de cinco anos (Crema 2ª etapa). No primeiro ano de contrato, as empresas devem realizar intervenções no pavimento da pista e acostamentos, além da recuperação da sinalização horizontal. Nos anos seguintes do contrato, as empresas continuam responsáveis pela manutenção da via, incluindo serviços de remendos e selagem de trincas e a conservação rotineira da faixa de domínio.
A operação envolve ações de tapa-buraco, galerias, pontes, bueiros e outros reparos que forem necessários para garantir a boa trafegabilidade nas estradas.