Governador recebe equipe do WWF Internacional para firmar novas parcerias

Tião Viana apresentou modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana apresentou modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Organização Não Governamental (ONG) World Wide Fund for Nature (WWF) é um dos grandes parceiros do governo do Estado na realização do projeto do modelo econômico de desenvolvimento sustentável do Acre. A cooperação já ultrapassa a marca dos 15 anos e ganha força a cada nova empreitada na busca pelo uso sustentável dos recursos naturais disponíveis nas áreas de floresta do estado.

A representação da ONG no Brasil realiza toda transação entre o governo e o WWF Internacional, do Reino Unido, um dos principais apoiadores das causas ambientais no mundo. O projeto “Protegendo Florestas”, financiado pela rede TV inglesa SKY, desenvolvido pelo WWF com apoio do governo, alcança mais de três mil famílias em Feijó.

Visando formar novas parcerias, a diretora de programas internacionais, Diane Walkington e o coordenador de programas para Amazônia, Damian Fleming, do WWF do Reino Unido estiveram no Acre para conhecer outras experiências promovidas pelo governo e apoiadas pela representação da ONG no estado. “Eles visitaram o seringal Cachoeira, em Xapuri, e conheceram o projeto de certificação florestal, além do trabalho da Cooperacre com extração de óleos, plano de manejo e os produtos florestais não madeireiros”, explicou o coordenador adjunto do Programa Amazônia do WWF, Ricardo Melo.

Uma reunião na Casa Civil, na noite desta sexta-feira, 16, com o governador Tião Viana encerrou a agenda da equipe. O secretário de Meio Ambiente e o secretário adjunto, Edegard de Deus e João Paulo Mastrangelo (respectivamente); a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais, Magaly Medeiros; o assessor especial dos Povos Indígenas, Zezinho Yube e o diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Serviços Ambientais, Dande Tavares acompanharam a conversa.

“Nós temos vivido um grande momento de crise econômica no país, mas conseguimos aqui no Acre manter um ambiente de desenvolvimento com preservação ambiental, aliada a avanços econômicos e sociais”, ressaltou o governador.

Tião Viana apresentou alguns dos principais projetos sustentáveis do Estado em cadeias produtivas, como o manejo florestal, a piscicultura, suinocultura, pecuária e o extrativismo florestal. Ele ainda ressaltou o compromisso do governo em chegar na meta de 80% de redução do desmatamento até 2020 e agradeceu a longa parceria do WWF para chegar até todos esses resultados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter