Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai) que participaram das Olimpíadas do Conhecimento e do WordSkills América – competição internacional paralela à Olimpíada, com alunos de instituições profissionalizantes da América do Norte, América Central e América do Sul – em São Paulo, no período de 12 a 18 deste mês, foram recebidos pelo governador Tião Viana nesta quarta-feira, 28, no gabinete civil.
O grupo estava acompanhado pelo presidente da Federação das Indústrias no Acre (Fieac), Carlos Sasai, e pelo diretor regional do Senai, César Dotto.
Dotto contou ao governador que a equipe do Acre, com 11 competidores, conquistou grande destaque nas competições que ocorreram no Centro de Convenções Anhembi durante a realização das Olimpíadas. Entre os destaques está a conquista de Priscianne Costa, que venceu o Word Skills América Nacional na categoria de Sistema de Transporte de Informação (STI). Outra conquista foi a de medalha de prata que Ulisses Ribeiro, na área de Mecânica de Automóveis.
A equipe também voltou ao Acre com dois certificados de excelência, nas áreas de Eletricidade Predial, conquistado por Aylê Lucas, e na área de Técnico em Enfermagem, conquista de Patrícia Alves e Erissa de Oliveira. “Durante a competição, também aconteciam competições paralelas, como o caso do Desafio de Ideias proposto por duas empresas grandes. Esse prêmio foi conquistado por Hailson de Moura”, destacou o diretor regional do Senai.
Para Carlos Sasai, o momento é de muita alegria pela conquista dos jovens e mostra que os alunos que fazem parte do Sistema S não deixam nada a desejar no nível de conhecimento. Neste ano a conquista dos 11 alunos da equipe do Acre fez com que o Estado chegasse ao primeiro lugar da Região Norte na competição, que é a maior na área de educação profissional das Américas.
O governador Tião Viana afirmou que a conquista dos jovens é um orgulho para o Estado. “O conhecimento é uma dádiva de Deus. Esses jovens orgulham o Acre porque chegaram à cidade de São Paulo, competiram com jovens do Brasil inteiro e mostraram vigor, garra e conseguiram ficar em primeiro lugar. Levaram a nossa bandeira do Acre para ela ficar elevada no cenário nacional”, concluiu.