Governador participa de reunião da bancada federal com prefeitos

Prefeitos eleitos, deputados, senadores e governador se reúnem com deputados federais para discutir emendas federais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Prefeitos eleitos, deputados, senadores e governador se reúnem com deputados federais para discutir emendas federais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Prefeitos eleitos dos municípios do Acre, deputados da bancada do Estado em Brasília, senadores Aníbal Diniz, Jorge Viana e Sérgio Petecão e o governador Tião Viana reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 23, para discutir as emendas federais. O encontro aconteceu no auditório da Justiça Federal.

Participaram da mesa também a procuradora-geral de Justiça, Patrícia Rêgo; o deputado estadual Moisés Diniz, representando a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac); o reitor da Universidade Federal do Acre, Minoro Kinpara, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Pedro Ranzi.

A reunião foi presidida pelo deputado federal Thaumaturgo Lima que iniciou os debates destacando a boa gestão do prefeito Raimundo Angelim a frente da presidência da Associação dos Municípios do Acre (Amac) por dois mandatos consecutivos.

O prefeito Raimundo Angelim explicou que a reunião com os parlamentares, senadores, prefeitos e governador visa discutir o interesse do desenvolvimento de cada região do Estado.

“Temos que ter um pacto com a nossa população. Devemos deixar a eleição para 2014 porque agora temos que pensar nas nossas cidades”, aconselhou Angelim.

O governador Tião Viana ressaltou que tem gratidão pelo apoio que recebe da bancada federal do Acre e cumprimentou a cada um dos presentes à mesa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana ressaltou que tem gratidão pelo apoio que recebe da bancada federal do Acre e cumprimentou a cada um dos presentes à mesa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana ressaltou que tem gratidão pelo apoio que recebe da bancada federal do Acre e cumprimentou a cada um dos presentes à  mesa.

Tião Viana disse que o orçamento é uma das grandes razões de ser dos parlamentos e lembrou que os parlamentares têm enfrentado dificuldades para liberar emendas. “Hoje basicamente o que se libera são as emendas individuais. Nós temos que nos adaptar a essa situação de crise econômica mundial”, pontuou Viana.

O deputado federal Gladson Cameli aproveitou a reunião para fazer um pedido aos prefeitos presentes. “Senhores prefeitos reconheçam o nosso trabalho na busca por emendas para ajudar as cidades”, disse Cameli.

A deputada Perpétua Almeida observou que o encontro para debater as emendas é importante e frisou que o Acre é um dos poucos Estados onde sua bancada se reúne para discutir o orçamento.

O senador Aníbal Diniz garantiu que durante seu mandato tratará  cada prefeito de maneira igualitária, independente de legendas partidárias.

“Cada prefeito foi eleito por meio da democracia, por uma vontade do povo e isso precisa ser respeitado. Por isso, asseguro que todos terão o meu respeito de maneira igual. Essa reunião expressa a maturidade de nossa bancada”, completou Diniz.

O discurso do senador Tião Viana foi pautado por conselhos aos prefeitos recém-eleitos para que eles não façam gastos desnecessários no primeiro semestre do próximo ano para evitar que eles endividem as suas prefeituras e não consigam chegar sequer ao mês de julho com as contas em dia.

“A ideia de fazer essa reunião aqui na capital é muito oportuna. Nós estamos numa fase muito difícil e se essa reunião fosse em Brasília não teríamos condições de transparecer as dificuldades que estamos tendo para liberar emendas por conta desse cenário macroeconômico”, comentou Jorge Viana.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter