Governador participa de programa de entrevista em Rio Branco

No início da manhã desta segunda-feira, 18, o governador Tião Viana concedeu entrevista ao jornalista e parlamentar Astério Moreira, que apresenta o programa “Bom Dia, Rio Branco”. Durante aproximadamente 30 minutos, respondeu a diversas questões.

 

Tião Viana responde questões feita pelo apresentador Astério Moreira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana responde questões feitas pelo apresentador Astério Moreira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Sobre a Cidade do Povo, o governador lembrou que foram feitos investimentos de mais de R$ 1 bilhão para a construção de 10.518 casas. Até dezembro, devem ser entregues as primeiras 3.458, cada uma com placa solar e aquecedor para o chuveiro. A cidade planejada do Acre terá 50 mil moradores.

Sobre o programa “Ruas do Povo”, para atingir a meta das 4.250 ruas a serem pavimentadas no Acre, faltam 1.450. No interior, as obras devem ser concluídas primeiro.

Tião Viana lembrou que pela 15ª semana fiscaliza as obras da BR-364, especialmente a recuperação de trechos considerados críticos, para que o direito e ir e vir dos acreanos seja assegurado, mesmo com o período chuvoso. Seis equipes de manutenção devem continuar trabalhando, mesmo em trechos que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), como Rio Branco-Sena Madureira, para evitar que a rodovia fique intrafegável. “O Acre nunca esteve tão bem de rodovias como está hoje”, disse.

No quesito saúde, o governador citou que este ano já foram realizadas 9.800 cirurgias. Só as ginecológicas ultrapassaram 500. Alguns procedimentos para tratar doenças cardíacas, câncer e problemas neurológicos, por exemplo, que antes tinham que ser encaminhados para tratamento fora de domicílio (TFD), já são solucionados na rede pública do Estado. Em Cruzeiro do Sul, em breve serão instalados serviços de hemodiálise e quimioterapia. Hoje já é feita a regulação de marca-passo no Juruá. Além disso, o Estado faz um esforço para reduzir consideravelmente a lista de espera de diversas cirurgias. E em 2014 será inaugurado o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). Em dezembro será inaugurada a realização contínua de transplante de fígado no Estado. Tião Viana reconheceu que há o que melhorar no que se refere ao acolhimento do paciente nas unidades de saúde. Para solucionar o problema, foi feito um convênio para capacitar os profissionais.

Quanto ao 13º salário, está garantido para os servidores, mesmo com as perdas de arrecadação que o Estado teve. Também serão abertas 4.500 vagas na educação e saúde em concurso e mais 750 para o sistema de segurança.

Sobre a refeição nas unidades de saúde, Tião Viana afirmou: “Conheço o serviço de nutrição e dietética, que é de responsabilidade, como eles trabalham com zelo e dedicação”. Quanto a uma acusação recente, o governador lembra que a comida foi feita às 18 horas e servida às 19h50. Nesse intervalo de tempo não seria possível surgir o verme. A fase de ovo, pupa e larva para crescimento é de, no mínimo, 20 horas. Mesmo se o alimento congelado estivesse estragado e na hora da manipulação tivesse sido contaminado com fungo, teriam sumido com a alta temperatura a que a comida é submetida. “Aquilo foi uma maldade armada por alguém, mas a polícia vai descobrir, vai provar, e a população terá a verdade”, concluiu.

Tião Viana concluiu a entrevista falando sobre mudança de horário do Acre, política regional e nacional, eleições 2014 e candidatos a vagas da Frente Popular ao Senado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter