Governador participa de formatura de bombeiros mirins

Projeto começou em 2010 com 45 estudantes e este ano alcançou 400 crianças (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Projeto começou em 2010 com 45 estudantes e este ano alcançou 400 crianças (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador em exercício César Messias e secretários de Estado participaram nesta terça-feira, 17, da cerimônia de encerramento do curso de Bombeiro Mirim realizada durante a manhã no Teatro Plácido de Castro.

Agora meninos e  meninas podem participar do Bombeiros Mirins (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Agora meninos e  meninas podem participar do Bombeiros Mirins (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Agora meninos e  meninas podem participar do Bombeiros Mirins (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Agora meninos e meninas podem participar do Bombeiros Mirins (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O projeto Bombeiro Mirim atua na inclusão social de adolescentes e tem como proposta reduzir o índice de violência envolvendo crianças e adolescentes. O projeto proporciona noções de cidadania e civismo, além da participação em atividades executadas por bombeiros, como o combate a incêndios e salvamentos. Há ainda o reforço escolar por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

“Esse é um projeto de suma importância porque, por meio dele, 400 crianças terão sua carga de estudos somada à complentação de atividades promovidas pelos bombeiros, ou seja, serão 400 alunos estudando e aprendendo em tempo integral. Tenho certeza de que, com essa formação, estamos contribuindo para termos um Acre melhor, com menos drogas e uma sociedade bem melhor”, pontuou o governador em exercício.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Flávio Pires, afirmou que para a corporação é uma alegria ver que a comunidade respondeu de forma positiva à proposta do projeto.

“Nós iniciamos em 2010, em Cruzeiro do Sul, com apenas 45 adolescentes entre 12 e 14 anos. Depois esse número aumentou para 260, em todo o Estado, e este ano nós iniciamos com 400 adolescentes”, informou Pires.

Flávio Pires ressaltou o carinho que o governador Tião Viana tem demonstrado por essa iniciativa. “Ele tem dado todo o suporte de que o Corpo de Bombeiros precisa para dar continuidade ao projeto.”

Pais aprovam projeto

 

Na solenidade de formatura governador em exercício César Messias destacou importância do projeto para a educação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na solenidade de formatura, governador em exercício César Messias destacou importância do projeto para a educação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Pais de alunos que participaram do Bombeiro Mirim aprovam a iniciativa do governo do Estado realizada pelo Corpo de Bombeiros com apoio da SEE. “Tenho que agradecer a todos que estão envolvidos nesse projeto, porque ele mudou a vida do meu filho. Peço que as próximas turmas aproveitem essa oportunidade e quero aqui deixar um pedido aos pais desses jovens: que estimulem seus filhos a participar desse projeto porque essa é uma oportunidade de construirmos novos cidadãos com valores”, afirmou Silvana Barbosa, mãe do bombeiro mirim Leonardo Barbosa.

Meninas também participam – Nas três primeiras edições, o Bombeiro Mirim abria vagas apenas para meninos, mas durante a formatura da terceira turma foi anunciada a abertura da primeira turma voltada para meninas.

Serão 40 participantes do curso de Bombeiras Mirins. Elas terão aulas na escola durante um período, e no outro período do dia cumprirão atividades extracurriculares no Corpo de Bombeiros. Assim como o grupo masculino, o feminino participará de aulas de reforço, aulas de civismo e ainda noções de salvamento e combate a incêndios.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter