Deputados estaduais de 14 Estados estão reunidos nesta segunda-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para a reunião executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que debate a dívida dos Estados com a União.
O governador em exercício, César Messias, participou da abertura dos debates ressaltando que a discussão é importante e que a presidente Dilma Rousseff já tem se mostrado disposta a discutir o assunto.
“O Acre está com a saúde financeira muito boa. Esse tema já vem sendo discutido pela Unale, pelo Congresso Nacional e por governadores, e a própria presidente Dilma já acenou com a possibilidade de ver isso. O Acre está numa boa situação. Nós temos Estados que devem duas vezes e meia a receita corrente líquida. O Acre não deve nem o valor da sua receita corrente líquida. Isso quer dizer que estamos fazendo o dever de casa”, pontuou Messias.
Contudo, o governador observa que se a dívida tiver o valor dos juros reduzidos, a população e o Estado sairão ganhando porque o valor economizado poderá ser investido em políticas públicas nas áreas de saúde, educação e segurança, entre outras.
Élson Santiago, presidente da Casa, afirmou durante a abertura do evento que a motivação do encontro é realizar uma ampla campanha para revisão da dívida do Estado com a União. Para Santiago, os juros pagos à União são abusivos. “É uma dívida que vai sendo amortizada, mas nunca é quitada, lembrando o sistema de aviamento dos velhos seringais do Acre”, disse o presidente da Aleac.
Santiago agradeceu o esforço e trabalho do parlamentar Luís Tchê, que trouxe ao Acre o debate sobre a dívida dos Estados com a União. O presidente da Aleac também agradeceu a presença dos parlamentares que se deslocaram de suas regiões para participar da reunião.
A reunião foi presidida por Luís Tchê, deputado estadual do Acre e presidente da Unale. Tchê destacou que o Acre hoje tem 80% de sua floresta nativa intacta, mas o mundo, embora aplauda a ação, não recompensa a região na mesma proporção de suas políticas de preservação.