O Acre sedia nesta semana o 12º Congresso Brasileiro de Identificação, Perícia Papiloscópica e Necropapiloscópica e o Encontro de Diretores dos Institutos de Identificação. A abertura do evento foi realizada na noite de quarta-feira, 11, e contou com a presença do governador Tião Viana, além de profissionais que atuam na área de identificação e perícia.
“Esse é um trabalho extraordinário. A categoria tem grande importância na elucidação de crimes e na busca pela verdade. Eles trazem a inteligência e o diagnóstico para mostrar a verdade, a certeza. Ficamos felizes de acolher a categoria no Acre e queremos sempre o fortalecimento de eventos dessa magnitude”, comentou o governador.
Na abertura o presidente da Federação Nacional de Profissionais em Papiloscopia e Identificação (FENAPPI), Antônio Maciel Aguiar Filho, afirmou que o trabalho executado pelos profissionais desta área é de extrema importância. “O papiloscopista trabalha com a dinâmica da impressão [digital]. É a ciência a serviço da Justiça”, declarou o presidente.
O deputado estadual Jammyl Asfury representou a Assembleia Legislativa e disse ser uma honra participar do congresso da categoria que reúne os melhores profissionais do país.
Apoio à regulamentação da carreira
Durante a abertura do congresso o governador Tião declarou apoio à luta dos papiloscopistas contra o veto presidencial sobre a lei que reconhece a profissão, o veto ao Projeto de Lei nº 244/09, que inclui a classe na condição de peritos oficiais e regulamenta a profissão.
Tião Viana assegurou que conversará, pessoalmente, com os senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana e com os deputados federais pela derrubada do veto.
“Não faço oposição à presidenta Dilma, sou seu aliado integral, mas vejo que há um equívoco no reconhecimento da atividade. Isso não vai onerar os cofres públicos, não prejudica ninguém, nem mesmo o governo federal e fará justiça de reconhecimento a essa atividade”, concluiu o governador.