“O que você tem a ver com a corrupção?”. Este é o tema debatido durante o II Congresso Nacional da campanha. A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira, 23, no auditório da FAAO.
Participaram da abertura a procuradora-geral do MPE, Patrícia Rêgo, governador Tião Viana – que palestrou durante a abertura -, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Marcelo Coelho, o procurador-chefe do Ministério Público Federal do Acre (MPF/AC), Paulo Henrique Brito, e ainda o coordenador nacional da campanha, Jairo Cruz Moreira.
A procuradora-geral do MPE afirmou que a ideia da campanha é fazer com que a sociedade reflita um pouco acerca da sua conduta individual, do que cada um está fazendo a respeito da vida privada e pública enquanto servidor público, pai, mãe e educador.
“A gente tende a ver os escândalos de corrupção diuturnamente na televisão e apontar os culpados, mas muitas vezes a gente não percebe que em pequenos atos pode estar cometendo pequenos delitos de desonestidade, passando isso para os nossos filhos”, observa a procuradora-geral.
Patrícia Rêgo ressalta que a ideia é que as pessoas possam educar-se pelo exemplo e ajudar a fazer o controle social desse problema.
“Combater a corrupção não é só uma obrigação do Estado, é uma obrigação de toda a sociedade, e não é uma obrigação de denunciar apenas, mas de fazer a sua parte, a sua obrigação, de mudar e contribuir para que nosso país possa expurgar essa mazela”, conclui Patrícia Rêgo.
Durante sua palestra, o governador Tião Viana frisou que a sociedade precisa estar unida no combate à corrupção e ressaltou que pessoas corruptíveis não estão somente entre a classe política, estão também, infelizmente, em todos os setores da sociedade.