Governador leva questão dos haitianos para Ministério da Justiça

Tião Viana busca apoio em Brasília para solucionar questão dos refugiados haitianos no Acre

O governador Tião Viana e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se reuniram em Brasília nesta segunda-feira, 28. Durante a audiência, o governador demostrou preocupação com a entrada de refugiados haitianos no Acre
O governador Tião Viana e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se reuniram em Brasília nesta segunda-feira, 28. Durante a audiência, o governador demostrou preocupação com a entrada de refugiados haitianos no Acre

O governador Tião Viana e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se reuniram em Brasília nesta segunda-feira, 28. Durante a audiência, o governador demostrou preocupação com a entrada de refugiados haitianos no Acre (Fotos: Assessoria MJ)

O governador Tião Viana e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se reuniram em Brasília nesta segunda-feira, 28. Durante a audiência, o governador demostrou preocupação com a entrada de refugiados haitianos no Acre. O primeiro grupo de refugiados chegou a Brasileia no final do ano passado e hoje o número de haitianos continua subindo.

A situação foi relatada também pelo senador Jorge Viana, governador Tião Viana e secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão. “Em qualquer lugar do mundo quando acontecem casos assim você tem a ONU, os governos centrais dos países cuidando, tratando, porque é uma relação internacional. E, no caso do Acre, está tudo nas costas do Governo do Estado e isso não é justo. São 560 pessoas que vem do Haiti, que já é país sofrido e isso não pode continuar desta forma. Estou aqui acompanhando o governador, esperando que o ministro possa dar a atenção que esse assunto merece”,  disse o senador Jorge Viana.

Segundo o secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, a situação só se agrava. “Nós já fizemos toda a ação humanitária que era possível e a partir daí o governador Tião Viana está buscando apoio do Governo Federal. O Governo do Estado não tem mais condições, nem pessoas capacitadas, experiência ou dinheiro para continuar dando ajuda humanitária para os haitianos que ingressam no Brasil pela nossa fronteira”, comentou.

O governador Tião Viana disse ao ministro José Eduardo Cardoso que o Estado se tornou rota para a entrada dos haitianos no Brasil. as autoridades estaduais estimam a presença de pelo menos 560 refugiados no município de Brasileia. Ele pediu ao ministro para averiguar as condições dos imigrantes. Desde o inicio do ano o governo do Estado solicita ajuda do governo federal para atender aos haitianos. O ministério da Justiça acenou hoje com a ida de uma comitiva ao Acre para tomar ciência do problema

“O fato é que o Estado do Acre já está arcando com R$ 1 milhão em socorro a estas pessoas que chegam sem qualquer condição de alimento, transporte, ou de condução mínima de vida dentro do território brasileiro, e não é um assunto do governo do Estado, é uma área de crise humanitária que tem que ser reconhecida e que nós temos que ter o apoio dos responsáveis. Eu acho que o Ministério das Relações Exteriores tem o dever de prestar uma solidariedade imediata ao Estado do Acre”, disse o governador Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter