Governador lança 600 pequenos negócios no Alto Acre

 Mulheres de Epitaciolândia fizeram curso de corte e costura e agora receberam máquinas do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mulheres de Epitaciolândia fizeram curso de corte e costura e agora receberam máquinas do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma nova oportunidade de renda surge para 600 famílias dos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia nesta sexta-feira, 10, com o lançamento de pequenos empreendimentos financiados pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

Nas solenidades de lançamento do programa que aconteceram em Epitaciolândia e Brasileia já foram entregues 150 equipamentos que representam 150 novos empreendedores no mercado dos municípios. São equipamentos para salão de beleza, produção de alimentos, melinocultura e corte e costura. Os investimentos para a aquisição dos produtos aproxima-se a R$ 80 mil.

Em Brasileia, assim como em Epitaciolândia, foram entregues equipamentos para salão de beleza, produção de alimentos, melinocultura e corte e costura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em Brasileia, assim como em Epitaciolândia, foram entregues equipamentos para salão de beleza, produção de alimentos, melinocultura e corte e costura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Leia mais

Governador participa da entrega de 60 novos equipamentos para pequenos empreendedores de Tarauacá

Governo promove maior entrega de equipamentos para pequenos negócios

Para que os pequenos empreendimentos iniciem a SEPN oferece, em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM) e Centro de Formação Campos Pereira, vagas em cursos profissionalizantes a pessoas que fazem parte do CadÚnico, e após os cursos cada aluno formado recebe os equipamentos necessários para dar continuidade ao ofício aprendido durante as aulas.

O governador Tião Viana lembra que este projeto visa a erradicação da pobreza em todo o estado e surge como uma alternativa para aumentar a renda de famílias que sem oportunidade de emprego e formação escolar encontram dificuldade para serem incluídas no mercado de trabalho.

“São 600 famílias recebendo a oportunidade de avançar na renda, de preencher a conta no final do mês dentro de casa. No Acre são mais de 15 mil pessoas atendidas. Elas podem chegar ao final do mês e dizer ‘olha, vai dar uma sobrinha para separar para o futuro do filho’. É isso que nós queremos para as famílias e para as pessoas mais humildes, para que não tenha mais ninguém passando necessidade no Acre”, afirmou o governador.

Um novo tempo

Antes de concluir o curso de corte e costura Fábia Silveira auxiliava o esposo, pastor de uma igreja evangélica, em ações sociais e eventualmente costurava alguns panos de pratos. Apesar disso, ainda não ousava investir na carreira de costureira. A história mudou depois que ela cadastrou-se na SEPN e começou a fazer o curso de formação nesta área.

 Governador Tião Viana ressaltou a importância do programa lembrando que mais de quinze mil pessoas em todo o estado têm agora seu próprio negócio e renda (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador Tião Viana ressaltou a importância do programa lembrando que mais de quinze mil pessoas em todo o estado têm agora seu próprio negócio e renda (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“A chance de fazer o curso de corte e costura e, principalmente, de a gente receber o equipamento para trabalhar é uma oportunidade muito rica que a gente tem que agarrar porque o governo criou essa secretaria que tem nos ajudado muito, proporcionando esses cursos e a entrega dos materiais. Se fosse somente o curso a gente não teria condições de dar início ao nosso trabalho”, observa Fábia Silveira moradora de Epitaciolândia.

A cabeleireira Eurizangela Gurgel, de Brasileia, concorda com a costureira Fábia Silveira. A cabeleira ressalta que o mercado de trabalho está muito concorrido para aqueles que não têm formação.

“Se a gente não tem emprego, não tem renda. Então, realmente, o governador foi muito feliz quando criou esse programa. Porque ele nos oferta o curso e a ferramenta para trabalhar, para ter nossa renda. Eu só posso dizer que as pessoas que ainda duvidam desse projeto, devem acreditar, porque ele está mudando muitas vidas. Mudando a minha vida e de muitas outras pessoas”, declarou Eurizangela Gurgel.

Um governo para todos

"Ficamos muito feliz porque temos aqui neste ato de entrega de equipamentos a concretização de sonhos", diz senador Aníbal Diniz (Foto: Geilson Miranda/Secom)

“Ficamos muito feliz porque temos aqui neste ato de entrega de equipamentos a concretização de sonhos”, diz senador Aníbal Diniz (Foto: Geilson Miranda/Secom)

O senador Aníbal Diniz comentou que o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Pequenos Negócios esta fazendo uma revolução em todo o Acre. Diniz diz que o programa modifica positivamente a vida de famílias que antes não eram assistidas pelo Estado.

“Ficamos muito feliz porque temos aqui neste ato de entrega de equipamentos a concretização de sonhos, que vai transformar as famílias capazes de ter sua própria renda com formação e equipamentos cedidos pelo Estado”, pontuou o senador.

 

O governador Tião Viana lembra que este projeto visa a erradicação da pobreza em todo o estado e surge como uma alternativa para aumentar a renda de famílias que sem oportunidade de emprego e formação escolar encontram dificuldade para serem incluídas no mercado de trabalho  (Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana lembra que este projeto visa a erradicação da pobreza em todo o estado e surge como uma alternativa para aumentar a renda de famílias que sem oportunidade de emprego e formação escolar encontram dificuldade para serem incluídas no mercado de trabalho (Gleilson Miranda/Secom)

 

O compromisso de levar os pequenos empreendimentos aos 22 municípios acreanos foi reafirmado pela secretária adjunta de Pequenos Negócios, Silvia Monteiro. “Esse é um projeto feito com muita qualidade e que envolve um levantamento social”, disse.

A prefeita de Brasileia, Leila Galvão, declarou ser um presente ao povo do Alto Acre os investimentos que o governo tem feito na região em todos os setores, desde a produção até a criação de pequenos negócios.

“O governo mostra que quer gerar renda, dar mais qualidade de vida para as pessoas, e nós só podemos agradecer por isso”, concluiu a prefeita de Brasileia.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter