Seis policiais foram agraciados em reconhecimento aos bons trabalhos prestados à comunidade do 2º Distrito
O governador Tião Viana prestou homenagem aos policiais militares da segunda regional que completaram 10 e 20 anos de atuação na Polícia Militar. A solenidade de entrega das medalhas foi prestigiada pelo comandante da PM, José dos Reis Anastácio, e pelos integrantes do batalhão. Seis policiais foram agraciados em reconhecimento aos bons trabalhos prestados à comunidade do 2º Distrito.
De acordo com o comandante a partir de agora as solenidades de formatura acontecerão nos batalhões como forma de aproximar o comando da corporação. “Nosso objetivo é estruturar o laço. Neste momento vamos acompanhar a realidade de cada batalhão, ouvindo as demandas”. Anastácio destacou ainda o cumprimento das metas estabelecidas para o primeiro semestre deste ano, o que irá garantir aos policiais militares o pagamento de um prêmio.
Os dados relatados pelo comandante são referentes à redução da taxa de homicídios. Nos seis primeiros meses de 2011 foi registrada a queda de 37,64% do número de homicídios. “Este índice coloca o Acre entre os Estados que mais reduziram o número de mortes. Isso mostra o empenho das pessoas que trabalham com segurança pública. Temos muito respeito pelos policiais militares que dedicam a vida para garantir a ordem pública e em busca da pacificação”, enfatizou o governador.
O subtenente Erivan de Souza faz parte da corporação da segunda regional e foi um dos homenageados. Segundo ele este momento é de grande importância já que trabalham em busca de garantir mais segurança às pessoas. “Dedicamos nossa vida a este trabalho, e o reconhecimento e valorização são sempre importantes”.
PM apresenta Projeto Um Passo Para a Cidadania ao governador
Alexandre Silva dos Santos, 13, é estudante e mora no bairro Taquari. Ele faz parte do grupo de jovens do Projeto Um Passo Para a Cidadania desenvolvido pelos policiais militares. A iniciativa reúne jovens de 13 a 17 anos fora do horário escolar para a prática de esportes, como forma de oferecer alternativas.
“Gosto muito de participar do projeto. As horas que passo jogando bola evita que fiquemos na rua em busca de coisas que não são boas. O esporte é um bom caminho”, comemora o estudante Alexandre.
De acordo com o major Kimpara, comandante do 2º Batalhão da PM, a seleção do grupo foi baseada na renda dos alunos e na frequencia nas aulas. O projeto prevê em sua grade curricular a aplicação de atividades esportivas e noções de ética e cidadania. As atividades são aplicadas por instrutores militares em suas horas de folga.
“Com este projeto estamos diminuindo o tempo ocioso destes jovens, oferecendo alternativas saudáveis e de cidadania”, explicou o comandante. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, mas tem parcerias. O Sest/Senat, por exemplo, já garantiu que ao término da participação dos jovens no projeto, serão oferecidos cursos profissionalizantes, para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
O trabalho social foi elogiado pelo governador Tião Viana. Segundo ele os policiais estão ajudando na formação ética dos jovens, os afastando de caminhos errados e construindo um ambiente de paz.